Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Receita Federal quer incentivar doações no meio empresarial

Receita Federal quer incentivar doações no meio empresarial
10 abril
08:41 2019

O prazo para a entrega da declaração Imposto de Renda 2019 segue até 30 de abril. Mais do que um procedimento burocrático para acertar as contas com o Leão, a declaração pode também ser um gesto de solidariedade.

Isto porque pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações e utilizar incentivos fiscais. O assunto foi pauta da reunião-almoço de ontem promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região com a presença da delegada da Receita Federal, Adriane Cismosqui.

ASSUNTO foi pauta na reunião do Sinduscon

ASSUNTO foi pauta na reunião do Sinduscon

Segundo a delegada, a doação é uma opção para quem não quer deixar todo o imposto devido no caixa do governo. Pessoas físicas têm direito a abater até 8% do valor do imposto de renda com doações (1% para programas dedicados a pessoas com deficiência, 1% a programas dedicados a combater o câncer, além de 6% para projetos e fundos voltados a crianças e adolescentes, idosos, cultura, audiovisual e esporte.
Durante o encontro, os construtores foram orientados dos procedimentos, que devem ser feitos no ato do preenchimento da declaração, bastando entrar na ficha “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, por exemplo, que fica no resumo geral do programa; selecionando um ou mais fundos cadastrados na lista fornecida; e, por fim, informando o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução, calculado automaticamente pelo programa da Receita.

SETOR – O presidente do Sinduscon/Pelotas, Fabrício Iribarrem, apresentou relato das ações dos últimos meses desenvolvidas durante sua gestão destacando a nova base de cálculo do ISS, ajustada com a Receita Municipal; os avanços com o Sanep para o estabelecimento de um convênio de investimentos mútuos entre autarquia e iniciativa privada na região norte do município e o funcionamento de plataforma que permite a emissão de Certidões online. Também foram discutidas questões relativas ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) com o encaminhamento de pautas ao representante do Sindicato, Pedro Leite, que participa nesta quarta-feira, em Brasília, de reunião da comissão de trabalho dentro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Ministério das Cidades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções