Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

RECICLAGEM : Homenagem à cooperativa do Fragata

02 julho
09:58 2015

Catador de Material Reciclável é profissão reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações, sob o número 5192 – Trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável. Uma profissão tão nobre como qualquer outra das mais de três mil que fazem parte da CBO.

Saídos dos lixões para as cooperativas, esses homens e mulheres que cresceram no meio de tudo que a sociedade descarta, encontraram na união e na dignidade de um galpão a esperança de um futuro melhor.

Na manhã de terça-feira, o vereador Rafael Amaral (PP) homenageou uma das cooperativas de Pelotas, a Unicoop, União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos, que completa quatro anos de trabalho, localizada no bairro Fragata.

DONA Cisa, a mais antiga catadora da Unicoop

DONA Cisa, a mais antiga catadora da Unicoop

O evento foi marcado por muita emoção e, até, por um pedido casamento! Cleyton Nunes, do projeto de resíduos sólidos do Sanep, oficializou o noivado com Kelen Fagundes, que faz parte da administração da Unicoop. “É a primeira vez na história desta Câmara que alguém faz um pedido de casamento aqui no plenário”, disse Rafael Amaral, feliz pelos amigos com quem tem trabalhado pelo crescimento da cooperativa.

Nos depoimentos, um traço em comum: o passado vivido em meio ao lixo, aos pedaços de objetos cortantes, alimentos podres, dividindo espaço com cães e urubus, sem nenhuma proteção ou segurança quanto à saúde ou ao futuro.

Vidas como a de dona Cisa, Araci Freitas Farias, há 38 anos catando lixo, há quatro vivendo da profissão reconhecida de catadora. “Dona Cisa é um exemplo pra todos nós”, conta Suelen Badia, outra jovem catadora. “Ela estava sempre lá, com chuva, com sol, criou os filhos no lixão da Castilhos, no meio da noite, sem horário, sem INSS. Ela ensinou a gente quais os materiais que valem mais e os que valem menos. Agora temos o INSS pra nos aposentar”, explica Suelen, emocionada.

Presente à audiência pública, o vereador Tenente Bruno (PT) cumprimentou o colega Rafael Amaral. “Hoje, a Câmara está sendo a verdadeira Casa do Povo”, afirmou. “Só vocês para vencerem o preconceito, o trabalho pesado. Você fazem o que muitos não têm coragem de fazer. Vocês são melhores do que muita gente que conheço”.

Tristão Oleiro, do Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (NEAS), do Sanep, adiantou que, em breve, a Unicoop receberá um terreno de 900 m2, no acesso a Rio Grande, na saída do Simões Lopes, para construção do galpão de reciclagem. “O Sanep vai fazer a terraplenagem e o trabalho de topografia e o Departamento de Engenharia se propôs a fazer o projeto do galpão”, contou Oleiro.

Antes de encerrar a homenagem, o vereador Rafael Amaral fez a entrega de diplomas aos profissionais que integram a Unicoop. “Tenho o maior orgulho de conhecer a todos eles, são meus grandes amigos”, afirmou o parlamentar. “O trabalho que eles fazem é um exemplo para outras cooperativas”.

UNIÃO Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos

UNIÃO Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções