Diário da Manhã

quarta, 17 de julho de 2019

Notícias

RECICLAGEM : Sanep renova convênio com cooperativas

12 julho
09:05 2019

O Sanep renovou o convênio com as seis Cooperativas de reciclagem responsáveis pelo trabalho da Coleta Seletiva no Município. A assinatura dos contratos foi realizada quarta-feira, na sede da autarquia, entre o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia e os representantes das cooperativas. Com duração de 12 meses, o convênio garante a estabilidade do serviço prestado e tem objetivo de desenvolver um programa de apoio social e cooperação técnica entre as mais de 100 famílias participantes.

ALEXANDRE Garcia e Jussara Pontes assinam o contrato

ALEXANDRE Garcia e Jussara Pontes assinam o contrato

As seis cooperativas conveniadas ao Sanep ficam responsáveis por receber os resíduos recicláveis da Coleta Seletiva e dos Ecopontos e cuidar de sua triagem e comercialização. Os convênios garantem a cobertura de despesas administrativas (aluguel, luz, água, impostos e taxas), operacionais (EPIs, EPCs, óleo hidráulico, combustíveis, cintas para enfardamento e bags) e com pessoal (Previdência Social). Mensalmente, as cooperativas fazem a prestação de contas, com a apresentação dos documentos legais que comprovem as despesas realizadas, para que o Sanep possa realizar o repasse subsidiado dos recursos, no valor de até R$ 15 mil. O convênio ainda prevê uma bolsa-auxílio no valor de R$ 400 reais por cooperado.

Para Jussara Pontes, responsável pela Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (Coopel), a renovação do convênio é a garantia da tranquilidade para ela e para “as minhas meninas”, como afirma, ao lembrar do grupo de cooperadas que trabalha com ela diariamente. “Homem nunca deu certo aqui na cooperativa, então hoje o trabalho é dividido entre eu e as minhas meninas, que trabalham forte aqui. Tem vezes que levantamos quilos e quilos de material, e tudo sem reclamar, com sorriso no rosto. A gente gosta muito do que faz, trabalhar aqui é sempre uma alegria”, afirma Jussara, ao comentar o respeito que as meninas da cooperativa têm no bairro Dunas, onde trabalham. “Aqui todo mundo nos respeita, eles sabem do serviço que a cooperativa faz.”

27.06.2019 -  Doação de máquina de prensar latinha para a Cooperativa de Reciclagem da Vila Castilhos - Foto Michel CorvelloConfira os nomes e endereços das Cooperativas de Reciclagem:

  • Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget (Cootafra) – Rua Carlos Andrade, 260 – Fragata.
  • Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilho (COOPCVC) –End: Rua Dr. Amaral
  • Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL) – Rua Ulisses Guimarães, 788 – Loteamento Dunas, 1394/1404
  • Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (COORECICLO) – Av. Pinheiro Machado, 2112 – Fragata
  • União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (UNICOOP) – Rua Conselheiro Brusque, 710 – Fragata
  • Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (COOPERCICLAÇO) – BR-392, no Distrito Industrial.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções