Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Rede de solidariedade em Pelotas é importante aliada em meio à pandemia de coronavírus

07 abril
09:22 2020

Comunidade e empresários se unem em prol dos que mais precisam durante o enfrentamento à Covid-19 e daqueles que estão na linha de frente no combate da doença

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a solidariedade e os gestos de carinho são antídotos contra a negatividade e importantes aliados para manter a esperança em dias melhores. Em Pelotas, são muitos os exemplos de pessoas e empresas que provam que a fraternidade pode ajudar a melhorar e, até mesmo, a proteger vidas – principalmente, aquelas na linha de frente do enfrentamento à Covid-19.

É o caso de uma rede de solidariedade criada para confeccionar artigos essenciais ao Centro de Atendimento a Síndromes Gripas, unidade instalada no prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) , na avenida Bento Gonçalves, que será inaugurada em breve. O espaço oferecerá 30 leitos para adultos e 15 para crianças, sendo que, deste total, podem ser utilizados cerca de cinco para UTI pediátrica e, no mínimo, quatro para tratamento intensivo de adultos.

Até agora, o grupo de dez pessoas – formado por costureiras profissionais, donas de casa, professora aposentada, assistente social, empresários do ramo da confecção, clubes de serviço e servidores públicos – já produziu mais de 300 lençóis, colchas e toalhas e 230 máscaras de proteção, sendo que parte foi destinada a locais de acolhimento da população em situação de rua.

“A solidariedade ganha espaço de excelência entre nós. São muitas as iniciativas que florescem e dão bons resultados por toda a cidade”, afirma a assessora especial da Prefeitura, Clotilde Victória. Ela conta que, mesmo com a orientação necessária de isolamento social, a parceria entre amigos e pessoas até então desconhecidas foi firmada por uma causa em comum: fazer o bem. “Todos os envolvidos nessa iniciativa, imediatamente, colocaram seus serviços, habilidades e tempo à disposição”, acrescenta.

Equipamentos doados vão proteger dentistas e auxiliares da rede municipal - Foto: Divulgação

Equipamentos doados vão proteger dentistas e auxiliares da rede municipal – Foto: Divulgação

Proteção aos dentistas e auxiliares de saúde bucal

O espírito de solidariedade também beneficiará aqueles profissionais da saúde bucal da rede pública municipal, que mantêm seus atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Sorrir da Prefeitura. Isso porque dentistas e auxiliares receberão a doação de 70 faces shield (protetores faciais) da Odontorad e da ScanLab (Laboratório de Prótese – Odontologia Digital).

Os equipamentos, feitos de acetato, funcionam como uma barreira física, já que seu formato serve como um escudo na frente do rosto do profissional de saúde, evitando que pequenas partículas alcancem sua face, bem como dificulta o reflexo natural de levar as mãos aos olhos, boca e nariz. Os protetores vêm com um clipe de resina (material usado na odontologia) impresso por uma impressora digital. Até então, os servidores utilizavam equipamentos de proteção, como óculos e máscaras cirúrgicas.

A doação das empresas é fruto de uma campanha mobilizada na internet envolvendo dezenas de dentistas e profissionais da área odontológica, que colaboraram com a doação de recursos para a fabricação dos equipamentos. Cerca de 700 poderão ser produzidos, a partir do montante arrecadado, e doados para outros profissionais da cidade que necessitam.

Mais de uma tonelada de alimentos

Outra campanha no município, envolvendo cidadãos e empresas, conseguiu arrecadar 1 tonelada e 40 quilos de alimentos não perecíveis, doados à Secretaria de Assistência Social, que os destinará às famílias mais vulneráveis de Pelotas. A mobilização do Lions Clube Pelotas – Laranjal, presidido por Victor Hugo Siqueira, reverteu-se em 200 latas de óleo; 100 quilos de farinha; 100 quilos de massa; 100 litros de leite; 200 quilos de açúcar; 220 quilos de arroz e 120 quilos de feijão.

Mais de uma tonelada de alimentos doada à Secretaria de Assistência Social - Foto: Divulgação

Mais de uma tonelada de alimentos doada à Secretaria de Assistência Social – Foto: Divulgação

Proteção à Guarda Municipal

O efetivo da Guarda Municipal – um dos órgãos de segurança na linha de frente no combate à pandemia, orientando a população e fiscalizando as medidas de contenção do vírus – também se vê cuidada pela população e empresariado local. Trinta máscaras de proteção e dezenas de unidades de álcool em gel foram doadas à instituição: 12 unidades pelos Supermercados Nacional; 14 pela PH – Produtos para Embelezamento Automotivo; cinco pelo Banco do Brasil, 10 pela Defesa Civil em parceria com Biri, UFPel, UCPel e IFSul e 30 máscaras pela Agile – Comércio de Rações.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções