Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Reedição da final de 2010 : Espanha e Holanda se reencontram tentando fugir de possível duelo com Brasil nas oitavas de final

13 junho
09:30 2014

O grande jogo deste segundo dia da Copa do Mundo será a reedição da final de 2010 entre Espanha e Holanda. O jogo que abre a disputa do Grupo B será realizado, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A equipe espanhola tenta arrancar com a força de quem aparece como forte candidata ao bicampeonato mundial. Já a Holanda tem a chance de se vingar da derrota por 1 a 0 na África do Sul, que determinou pela terceira vez a perda da final de Mundial.

As duas seleções têm ainda um objetivo bem definido: ficar em primeiro lugar do grupo e evitar o possível confronto com o Brasil nas oitavas de final. A Espanha detém o favoritismo, porque mantém a mesma formação que ganhou a Copa do Mundo da África do Sul e, dois anos depois, faturou também o título da Eurocopa. Já a Holanda tem uma seleção rejuvenescida, mas segue confiando na experiência de Wesley Sneijder, Robin van Persie e Arijen Robben.

O técnico espanhol, Vicente Del Bosque, preferiu jogar com Busquets como volante, deixando o consagrado Xabi Alonso no banco de reservas. Existe uma disputa aberta por vaga na zaga entre Javi Martínez e Piqué para ser o companheiro de Sérgio Ramos. Independente da escolha, a Espanha vai empregar seu modelo de jogo: toques curtos, posse de bola e marcação perto da área adversária.

O holandês Louis van Gaal é criticado pela imprensa do país por abandonar o 4-3-3 tão amado pela torcida. O treinador mudou radicalmente, passando para o 3-5-2. E avisa: “Não vou ao Mundial para ganhar um concurso de beleza”. A Holanda já encantou o mundo, mas continua “virgem” de título mundial. Val Gaal aposta tudo agora neste torneio no Brasil. Até porque está se despedido da seleção para treinar o Manchester United depois da Copa do Mundo.

Casillas perto de recordes pessoais

foto 3 página 3Iker Casillas irá completar nesta sexta-feira, diante da Holanda, sua 16ª partida em Copa do Mundo, igualando a marca de Andoni Zubizarreta (também goleiro) como o jogador espanhol com maior número de jogos em Mundial. O goleiro do Real Madrid já entrou para história da “Fúria” por ter sido o único capitão a levantar o troféu de campeão do mundo. O título foi conquistado em 2010 na África do Sul.

Casillas é também o espanhol com o maior número de vitórias em Copa do Mundo – ao lado de Xavi Hernández -, com 11 triunfos. Tem ainda dois empates e duas derrotas. Os números de Zubizarreta são oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

O goleiro da Espanha pode bater ainda mais dois recordes. O de goleiro com mais jogos em Mundial, que pertence ao alemão Sepp Meier, que jogou 19 partidas nas copas de 1966, 1970, 1974 e 1978. A outra marca que pode ser alcançada por Casillas é a de mais tempo sem tomar gol. Ele está a 84 minutos dos 517 de invencibilidade do italiano Walter Zenga em 1990.

Busquets ganha disputa com Xabi Alonso por vaga na Espanha

Busquets ganha disputa com Xabi Alonso por vaga na Espanha

ESPANHA

Casillas

César Azpilicueta

Piqué (J. Martínez)

Sérgio Ramos

Jordi Alba

Sérgio Busquets

David Silva

Cesc Fábregas

Xavi Hernández

Iniesta

Fernando Torres

T. Vicente Del Bosque

 

HOLANDA

Jasper Cillesse

Jaanmat

Sneijder é esperança de criatividade na revanche da final de 2010

Sneijder é esperança de criatividade na revanche da final de 2010

Stefan de Vrij

Von Vlaar

Bruno Martins Indi

Daley Blind

De Guzman

De Jong

Sneijder

Robben

Van Persie

T. Louis van Gaal

Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália). Local: Arena Fonte Nova, em Salbador/BA. Horário: 16h.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções