Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Reitor da UFPel participa de Congresso Internacional de Educação Superior

19 fevereiro
15:50 2014

O reitor Mauro Del Pino esteve em Havana – Cuba, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, participando do 9º Congresso Internacional de Educação Superior “Universidad 2014” promovido pelo Ministério do Ensino Superior e pelas Universidades cubanas. O evento reuniu representantes de 56 países.

Acompanhado do pró-reitor de Graduação, Álvaro Moreira Hypolito, Mauro Del Pino participou, dentro da programação do Congresso, de um encontro de reitores brasileiros e cubanos com a presença da vice-ministra de Educação Superior, Aurora Fernández Gonzalez.

Durante o encontro criou-se uma agenda entre as universidades visando o estudo das possibilidades de colaboração entre as instituições. O primeiro encontro será na Universidade Estadual Paulista (UNESP), na segunda semana de agosto, com a concretização de algumas formas de cooperação estabelecidas em Havana.

Segundo o reitor, entre os interesses de acordos técnicos e de mobilidade da UFPel destaca-se a necessidade de pesquisas voltadas a identificação de pontos relevantes do sistema de educação e saúde cubana que poderiam ajudar nos avanços destes setores no Brasil. “Queremos oferecer vagas de mobilidade já para o segundo semestre de 2014 com o objetivo de qualificar o ensino, aproveitando as potencialidades de cada universidade”, disse.

Outros temas foram abordados durante o encontro como a criação de programas de doutorados conjuntos com tutoria binacional e a responsabilidade social das universidades com a qualidade de vida das populações, priorizando a formação de profissionais capacitados para, além de desenvolver suas especificidades, pensar as questões de sustentabilidade que envolve a sua área de atuação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções