Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

REMAR PARA O FUTURO : Atletas garantem vagas na Seleção

16 abril
08:30 2019

Pelotas registrou, no último domingo, resultados históricos no remo. Dos sete atletas do ‘Remar para o Futuro’ – projeto da Prefeitura que beneficia alunos da rede municipal – seis conquistaram vagas na Seleção Brasileira de Remo (três na Júnior e três na de Novos Talentos).

Os pódios foram alcançados durante seletiva realizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, e no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos 2019 – eventos que iniciariam na quinta-feira (11).

Coordenador da iniciativa, Oguener Tissot destaca que o feito é um indicador de que o modelo de trabalho do grupo está no caminho certo. “O resultado final se deve aos excelentes resultados dos promissores atletas do projeto. Pelo segundo ano consecutivo, estamos entre as cinco melhores equipes de remo do Brasil e somos o time com melhor resultado no Sul do País. Em se tratando de uma cidade do interior, a conquista é inédita e histórica”, afirma Tissot.

   REFLEXO DA CLASSIFICAÇÃO

O treinador da equipe também ressalta o significativo impacto que a classificação tem para o grupo e para os novos talentos que a iniciativa busca descobrir, considerando que os atletas são, hoje, referência às crianças de Pelotas que almejam alçar os mesmos voos no esporte (cerca de 20 jovens ingressaram no projeto há duas semanas). “Conviver e treinar ao lado de remadores que integram a Seleção Brasileira e são atuais campeões nacionais, torna o sonho ainda mais próximo da realidade”, pontuou.

   LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO

Dos sete atletas que disputaram as vagas no Rio, quatro são federados ao Clube de Regatas Flamengo (time vencedor do campeonato) e três representam o Clube Centro Português 1º de Dezembro. A dupla Mariana Macedo e Evelen Cardoso, que correu pelo clube rubro-negro, conquistou dois primeiros lugares e um terceiro na seletiva nacional, além de duas medalhas de ouro no Brasileiro de Barcos Curtos 2019. As meninas também venceram a categoria Sub-23, apesar da pouca idade: 17 e 16 anos, respectivamente.

Também vestindo a camisa do Flamengo, Piedro Xavier obteve a terceira colocação na seletiva e a quarta no Campeonato Brasileiro; os três remadores integram a Seleção Brasileira Júnior. Agora, o grupo permanece no Rio para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Remo no final do mês.

Federados ao Centro Português, os atletas Shaiane Ucker, Maria Fhurmann e Robson Radmann formaram a menor equipe da disputa. O fato não foi impedimento para o trio ficar na quarta colocação geral de clubes, salienta o coordenador do projeto. Os três estão classificados para a Seleção como novos talentos.

   REDE DE INCENTIVO

Os 30 alunos da rede municipal vinculados ao ‘Remar para o Futuro’ recebem vale-transporte, aulas de inglês, assistência médica de traumatologista, fisioterapeutas e nutricionistas, além de praticas de ioga, entre outros. Os atletas competem diversas vezes ao ano em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, sem nenhum custo

PROJETO INTERINSTITUCIONAL

Treinador do grupo, Oguener Tissot atribui à cooperação interinstitucional os bons resultados alcançados. Trata-se de uma colaboração entre Prefeitura, UFPel, Academia de Remo Tissot e os clubes Centro Português e Flamengo. Além disso, o projeto também conta com o apoio do Grêmio Náutico União e da UCPel, e da iniciativa privada através do ‘Adote um Atleta’ – programa apoiado pela Arroz Emoções, Freedom Veículos Elétricos, CFC Drive Car e Sicredi); tudo isso sob a coordenação geral do professor Fabrício Del Vecchio.

SEIS jovens de Pelotas venceram no Rio de Janeiro e registraram o feito inédito

SEIS jovens de Pelotas venceram no Rio de Janeiro e registraram o feito inédito

Confira o desempenho de cada atleta no Rio

  • → Evelen Cardoso e Mariana Macedo: representaram o Flamengo e foram campeãs da seletiva nacional no barco ‘Dois Sem Júnior’, no ‘Sub-23’ e campeãs brasileiras no mesmo barco e categoria no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos (estão na Seleção Brasileira Júnior)
  • → Piedro Xavier: representou o Flamengo e conquistou o terceiro lugar na seletiva nacional na categoria ‘Single Skiff Júnior’ e quarto colocado no mesmo barco e categoria no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos (está na Seleção Brasileira Júnior)
  • → Robson Radmann: representou o Centro Português e foi campeão no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, na categoria ‘Single Skiff Júnior B’ (está na Seleção Brasileira de Novos Talentos)
  • → Shaiane Ucker: representou o Centro Português e foi vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos na categoria ‘Júnior B feminino’ (está na Seleção Brasileira de Novos Talentos)
  • → Maria Fhurmann: representou o Centro Português e foi quarta colocada no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, na categoria ‘Júnior B feminino’ (está na Seleção Brasileira de Novos Talentos)
  • → Shaiane Ucker e Maria Fhurmann: a dupla representou o Centro Português e foi vice-campeã da seletiva nacional no barco ‘Dois Sem Feminino Júnior’ e no ‘Sub-23’, além de vice-campeã no mesmo barco, na categoria Júnior, no Brasileiro de Barcos Curtos
  • → Facundo Mezquita: representou o Flamengo e ficou na 11ª posição na seletiva nacional no barco ‘Single Skiff Júnior’

As provas no Rio de Janeiro foram organizadas pela Confederação Brasileira de Remo em parceria com a Federação de Remo do Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções