Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Reportagem da TV UCPel leva primeiro lugar em Prêmio de Jornalismo Universitário

Reportagem da TV UCPel leva primeiro lugar em Prêmio de Jornalismo Universitário
29 novembro
15:08 2013

Com o olhar voltado para os trabalhos desenvolvidos por estudantes de Comunicação do Rio Grande do Sul e da Bahia, o Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário apresentou, nesta terça-feira (26), os vencedores de sua segunda edição. Entre os premiados, está o acadêmico do quarto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mateus Marques, de apenas 18 anos, que esteve representando a equipe da TV UCPel no concurso. Concorrendo na categoria Videojornalismo, a reportagemCrack em Pelotas, veiculada pelo programa “Percepção”, destacou-se no segmento televisivo.

Celeiro de bons profissionais

Não é de hoje que a UCPel revela novos talentos para o mercado de trabalho. No caso dos estudantes de Jornalismo, um dos principais espaços de preparação para os futuros profissionais é a TV UCPel. O ambiente, propício ao processo de aprendizado, contribui não apenas para a formação acadêmica, mas para a formação humana de cada um dos estudantes envolvidos no projeto.

Com Mateus não está sendo diferente. Desde o primeiro semestre ele procurou se aproximar da TV UCPel. O estudante conta que, já no primeiro ano, teve a oportunidade de apresentar o noticiário – experiência considerada importante. Hoje, mesmo atuando em uma emissora de TV local, o acadêmico não abre mão de seguir junto à emissora da Universidade. “É um espaço de aprendizado contínuo, onde posso tirar minhas dúvidas e continuar me qualificando cada vez mais”, reconhece.

Percepção

Resultado de um trabalho coletivo, a reportagem premiada está inserida em uma proposta pedagógica mais ampla, dedicada à valorização do Jornalismo de contexto e à transformação social. “Este prêmio é o reconhecimento de um esforço conjunto, mas, também, do empenho de um aluno que se dedicou muito”, ressalta o coordenador da TV UCPel, professor Marcus Spohr.

Foram necessárias quatro semanas de edição, sessenta dias de produção, 35 horas de imagens, 10 horas de gravações no estúdio e o envolvimento de uma equipe qualificada – composta por alunos e funcionários – até que o Percepção pudesse ir ao ar pela primeira vez, em uma terça-feira, dia 04 de maio. Abordando a temática do crack, cuja dependência química já é considerada um problema de saúde pública, o programa contou com depoimentos, entrevistas e reportagens – repercutindo positivamente na audiência. “Inclusive com o testemunho de uma mãe que se motivou a continuar na luta pela cura do filho após assistir o programa”, lembra Marcus.

Reprises

Quem ainda não assistiu a edição especial do Percepção terá a oportunidade de acompanhar suas reprises, que vão ao ar nos seguintes dias e horários: segunda-feira (02), às 13h; terça-feira (03), às 20h; quarta-feira (04), às 19h; e sexta, às 20h. A TV UCPel já está em tratativas para que o programa também seja veiculado pela TVCom, emissora de abrangência estadual, pertencente ao Grupo RBS.

Prêmio                                                              

Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário proporciona vários estágios de premiação. Por isso, Mateus já está de malas prontas para Salvador, na Bahia. Na próxima segunda-feira (02), os premiados nas cinco categorias do evento – Jornalismo ImpressoJornalismo OnlineRadiojornalismoVídeojornalismo e Fotojornalismo – devem se reunir para a escolha do vencedor nacional. Por chegarem nessa fase, eles já ganharam um smartphone. Mas, o aluno que for eleito como o vencedor da etapa nacional, receberá, ainda, um tablet.

Além disso, ao ser considerado o vencedor da etapa nacional, o acadêmico assegura o direito de participar da edição latino-americana do concurso, com possibilidade de atuar por alguns dias em um grande veículo de comunicação e conhecer a sede da Telefônica, na Espanha.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções