Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Representante da Rede Marista visita Lar da Criança São Luiz Gonzaga

28 novembro
15:20 2013

O Lar da Criança São Luiz Gonzaga, mantido pela Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), recebeu nesta quarta-feira (27) visita da representante da Rede Marista de Solidariedade, Sandra Araújo, que veio a Pelotas para acompanhar o andamento do projeto contemplado na 5ª edição da Rede Parceria Social/2013. A representante da Rede pôde ver de perto como estão ocorrendo três das várias oficinas de geração de renda para a comunidade que integram o projeto, que recebeu verba de R$ 17 mil.

Oficinas tem como intuito gerar renda para a comunidade

Oficinas tem como intuito gerar renda para a comunidade

Desde julho, oficinas como artesanato em EVA e feltro, crochê em grampos, cupcakes, pizzas e bolachas finas vêm sendo oferecidas para a comunidade. No dia da visita, estavam sendo realizados os cursos de Maquiagem e Gastronomia Natalina. Para as crianças atendidas no local, a oficina de teatro e dança alegrou boa parte da tarde.

Conforme Sandra, as visitas são realizadas para ver como a verba destinada vem sendo utilizada. “Monitoramos os projetos aprovados para ver o andamento e como estão ocorrendo as oficinas”, conta. A assistente social do Lar, Maria Lúcia Oliveira Gonçalves, explica que além das oficinas, a verba ofertada pela Gerdau e captada pela União Sul Brasileira de Educação e Ensino da Rede Marista de Solidariedade, também foi investida em melhorias de infraestrutura – como a construção de um playground, revestimento das paredes internas do pátio e dois encontros de formação para educadores e funcionários.

Na oficina de Maquiagem, ministrada pela profissional de beleza Rosalia Couto, 11 participantes aprenderam como fazer maquiagens para o dia a dia e para festas. “Trabalhei com elas o passo a passo da maquiagem e mostrei para que serve cada produto”, diz. A palestrante ainda compartilhou conceitos como a formação de preço e orientou sobre a importância de escolher uma área específica para se especializar. “Profissionais da beleza podem ir à casa da cliente para fazer pé e mão, por exemplo, mas caso elas também saibam maquiar, depilar e fazer sobrancelha podem oferecer outros serviços e aumentar seu faturamento”, explica.

Para Cristine de Moura da Silva, que trabalha com venda de guardanapos, a oficina de maquiagem é uma nova possibilidade profissional que surge em seu horizonte. “Já fiz curso de manicure, de doces de Pelotas e artesanato em EVA, que me ajudaram a conseguir uma renda extra”, conta.

A Rede Parceria Social é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social em parceria com o segundo e terceiro setores através da Lei da Solidariedade. A iniciativa do governo busca estimular a participação de empresas no apoio a projetos sociais através da renúncia fiscal de ICMS.

Comentários ()

Seções