Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Requalificação do Aeroporto de Pelotas é pauta de encontro

06 maio
16:56 2014

O prefeito Eduardo Leite recebeu, na manhã desta terça-feira (6/5/2014), representantes da Infraero e do Consórcio Concremat/Themag, responsável pela requalificação do Aeroporto Internacional de Pelotas. Na pauta, a troca de informações para o estudo e consequente projeto.

Eduardo Leite se reuniu com os responsáveis pela requalificação do aeroporto

Eduardo Leite se reuniu com os responsáveis pela requalificação do aeroporto

O Consórcio fará uma avaliação geral do aeroporto, item a item, tais como a pista – extensão, localização, conservação – segurança, banheiros e necessidades de desapropriação. Os técnicos do Consórcio, Hercílio Gloria e Paulo Café explicaram que precisam conhecer a realidade local, como acesso ao Plano Diretor, a existência de matadouros, de aterro sanitário, ocupações no entorno do Aeroporto e dados ambientais. Eles afirmaram que a instalação de um terminal de carga no local é viável.

Ao término do estudo, que conduzirá a um plano de investimento, haverá um termo de referência pronto para ser licitado. Os recursos são do orçamento geral da União via Banco do Brasil.

O prefeito lembrou que Pelotas tem potencial para transporte de carga, e que este serviço seria um importante fator de desenvolvimento. Eduardo diz que a prefeitura entrará com diversas melhorias no acesso. O projeto de pavimentação da avenida Leopoldo Brod, que liga o aeroporto à BR 116 já tem projeto executivo e recurso assegurado via Caixa Econômica Federal. O que facilitará o transporte de pessoas e cargas, que não precisarão mais utilizar as vias urbanas, na entrada e saída da cidade. Ele também tem procurado uma forma de incluir Pelotas como ponto de conexão para os voos entre Porto Alegre e Montevidéu.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, a parceria será importante para o desenvolvimento regional, principalmente após a confirmação da exploração de petróleo pela Petrobras na Bacia Pelotas, na região Sul.

O Consórcio Concremat/Themag está responsável por projetos de requalificação de 29 aeroportos de pequeno e médio porte do Brasil, sendo três no Rio Grande do Sul.

Também participaram da reunião os representantes da Infraero, Francisco Camejo e César Bender.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções