Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Resultados de exames podem ser acessados pelo Conecte SUS

Resultados de exames podem ser acessados pelo Conecte SUS
06 agosto
10:49 2020

Cidadão acessa suas informações por meio do celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, no momento que precisa

O Ministério da Saúde anunciou, ontem, que já estão disponíveis o portal e o aplicativo do Conecte SUS Cidadão, iniciativa que vai interligar as informações de saúde dos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde. Hoje, por meio do aplicativo, o usuário pode visualizar os resultados dos exames para detecção do coronavírus realizados em laboratórios já credenciados. Também houve uma modernização da tecnologia e segurança, que coloca todas as informações na nuvem.

“O Conecte SUS Cidadão revoluciona a saúde brasileira, inserindo o País na vanguarda da estratégia em Saúde Digital. O Brasil inicia uma nova fase na transformação digital do SUS, seguindo os passos dos países do primeiro mundo, disponibilizando o acesso à informação em saúde para o cidadão, de forma ágil e segura.”, avalia o diretor do Departamento de Informática do SUS (Datasus), Jacson Barros.

Os usuários podem também acessar no App, informações sobre seus medicamentos, suas consultas, seus exames – incluindo o de detecção do coronavírus – suas vacinas, os remédios disponibilizados na Farmácia Popular, dados e orientações sobre doação de sangue, informações e orientações sobre transplantes de órgãos, entre outras funcionalidades.

Para o secetário Executivo, do Ministério da Saúde, Elcio Franco, o trabalho desenvolvido pelo Datasus proporcionará um melhor cuidado do cidadão quando na rede de atenção a saúde. “A informação estará integrada em uma rede segura e será de fácil acesso para o paciente ou para o profissional de saúde garantir o atendimento. Por exemplo, se o cidadão está em viagem pelo Brasil, ele se dirige à uma unidade de saúde em caso de um acidente, e todos os dados relativos a ele, exames, alergias e particularidades estará registrado ali, vai facilitar o seu atendimento”, reforçou o secretário Franco.

Outra funcionalidade importante do Conecte SUS Cidadão é o calendário de vacinas. Nele o cidadão consulta todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, com informações como dose, lote e validade. Essa funcionalidade é automática e não exige mais que o usuário cadastre manualmente esses dados. Além disso, é possível acessar o calendário de vacinas previstas para crianças, adolescentes, gestantes e adultos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções