Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Reunião aborda políticas públicas de promoção da igualdade racial

24 julho
08:43 2017

Gestores públicos municipais receberam a secretária executiva do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial, Gabriela Cruz, na última  sexta-feira (21) no Paço Municipal. Em pauta, as políticas de promoção de igualdade racial desenvolvidas no município e os projetos implantados pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

Em pauta, as políticas de promoção de igualdade racial desenvolvidas no município e os projetos implantados pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

Em pauta, as políticas de promoção de igualdade racial desenvolvidas no município e os projetos implantados pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH).

A assessora do MDH ressaltou que Pelotas é a cidade com a maior população negra no Rio Grande do Sul e que conta com representantes negros no secretariado municipal e na Câmara de Vereadores. “Somos os que mais sofrem com violações e pobreza, mas temos que deixar para trás a vitimização. Sou negra, periférica, filha de servente, formada na universidade, assessora de ministra (Luislinda Valois) e fazendo mestrado. Precisamos combater o racismo, inclusive o institucional”, afirmou Gabriela, que também citou símbolos da raça negra em Pelotas, como o músico Giba Giba e os quilombolas.

A prefeita Paula Mascarenhas elencou as ações transversais desenvolvidas no governo. “Não temos uma única coordenadoria que centralize esses projetos porque eles estão em todas as secretarias, desde a Cultura, onde valorizamos a Herança Cultural Africana na segunda edição do Dia do Patrimônio, até a Assistência Social, com o Núcleo de Referência ao Imigrante (Nuri) que atende os senegaleses”, disse a prefeita. Paula destacou ainda o comitê interdisciplinar entre a Administração e os Quilombos, que possibilita acesso a inúmeros serviços ao povo quilombola.

A secretária de Governo, Clotilde Victória, falou sobre a adesão da sociedade no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas e a criação do decreto do Conselho Municipal do Povo de Terreira.

Participaram da reunião o procurador geral do município e presidente do PSDB em Pelotas, Nadison Hax, o secretário de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, o secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, o presidente da Câmara, Luiz Henrique Viana (PSDB), o vereador Daniel Trzeciak (PSDB), representantes do Tucanafro e PSDB Mulher, e o coordenador da Igualdade Étnica e Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJH), Sérgio Nunes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções