Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Reunião com Ministério dos Transportes e ANTT confirma proposta de melhorias para o Polo Pelotas

Reunião com Ministério dos Transportes e ANTT confirma proposta de melhorias para o Polo Pelotas
14 novembro
19:13 2013

Em reunião na tarde desta quarta-feira (14), na Casa Civil, no Palácio Piratini, representantes do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Secretaria-Geral da Presidência da República e o secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, ouviram as manifestações de lideranças e movimentos sociais da Metade Sul sobre os valores e números de praças de pedágio do Polo Pelotas.

Segundo a deputada estadual Miriam Marroni (PT), o diálogo está aberto e começam a surgir as propostas de melhoria. “A fumaça está clareando. Saímos daqui hoje com a garantia de que estão sendo elaboradas propostas para a redução de custo e de praças do Polo Pelotas. Pra mim, que assumi essa luta ainda em 1996, começa a brotar o sentimento de que tudo valeu a pena. Fui perseguida e proibida de falar sobre o assunto. O governo Dilma mudou o modelo de concessões e está revendo os contratos, tenho certeza que em breve teremos uma solução para estas cancelas que atrasam o desenvolvimento da nossa região”, disse a deputada.

O debate, iniciativa do governador Tarso Genro, serviu para abertura de diálogo entre os órgãos e as lideranças da Metade Sul e a formação de um grupo de trabalho que irá analisar as propostas de alternativas que devem amenizar os prejuízos causados diariamente aos condutores de veículos de passeio e aos transportadores de carga. Uma das possibilidades é encerrar a cobrança no posto de Jaguarão e desistir de instalar uma praça na BR 293, que liga Pelotas a Bagé.

A ECOSUL, empresa que administra o Polo Pelotas, não foi convidada para a reunião, segundo informou seu diretor superintendente José de Lima Palermo Filho.

Miriam foi autora da primeira CPI dos pedágios, ainda em 2006. “A luta se iniciou com intensidade, junto com o companheiro Quaresma, do Sindicato dos Caminhoneiros, depois passamos por um período de estagnação. A atitude do governador Tarso ao não renovar os contratos e modificá-los, reacendeu a indignação da nossa população junto com os movimentos que foram às ruas no mês de junho. A duplicação das rodovias proporcionou esse cenário para a redução de custos. Não aceitamos que não haja proposta de melhoria no contrato e agora fomos ouvidos”, afirma a deputada.

Uma nova reunião para apresentação de propostas ficou agendada para a próxima semana, em Pelotas. Participaram da reunião, José Claudenor Vermohlen, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Natália de Souza, da ANTT, Dino Bastista, diretor de concessões do Ministério dos Transportes, o deputado federal Fernando Marroni (PT), entre outras lideranças.

Entenda como foi prorrogada a concessão

Os contratos atuais foram firmados em 1996, durante os governos Britto e FHC. A concessão inicial para a empresa que opera na Metade Sul era de 15 anos, como os demais polos gaúchos. No entanto, o Termo aditivo 001/00, assinado pelo ministro dos Transportes da época, prorrogou o contrato para 25 anos a partir da data de início das cobranças. Para justificar a ampliação, o trecho concedido cresceu de 551,50 km para 623,8 km. Por isso, os contratos que deveriam ter acabado no dia 24 de julho foram prorrogados até 2026.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções