Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Reunião entre Sgmu e Embarq discute Plano de Mobilidade Urbana

15 agosto
15:28 2014

A secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (Sgmu), Joseane Almeida, esteve reunida, na tarde desta quinta-feira (15/8/2014), com participantes do Observatório da Mobilidade Urbana e representantes da EMBARQ Brasil. A primeira reunião, após ser firmado o termo de cooperação com a associação, serviu para revisar o que foi elaborado no seminário “Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas”, o evento que ocorreu em 2013 e reuniu técnicos ligados a esta área durante dois dias em Pelotas foi o passo inicial para delinear o Plano de Mobilidade Urbana.

Seminário “Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas” foi tema do encontro Foto: Andressa Machado

Seminário “Do PAC ao Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas” foi tema do encontro
Foto: Andressa Machado

Segundo Joseane, a Embarq também acrescentará ações ao plano após pesquisas que serão feitas periodicamente com a população para que digam o que deve conter – a última realizada no município foi em 1890. “O Plano de Mobilidade Urbana será executado a longo prazo, porém, não ficará vulnerável a troca de gestão devido ao envolvimento da comunidade através de pesquisas e dados”, destacou a secretária. A gestora também adiantou que o projeto será feito com prioridade no uso do transporte público e da bicicleta.

A Sgmu já vem desenvolvendo diversas ações dentro da lógica do Plano de Mobilidade Urbana como o PAC Mobilidade, a licitação do transporte coletivo e a criação de ciclofaixas nas avenidas da cidade. Neste ano, a semana da Mobilidade Urbana ocorre de 18 a 25 de setembro.

EMBARQ BRASIL – A Embarq Brasil é uma associação sem fins lucrativos que apoia as cidades brasileiras no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e mobilidade urbana. Criada em 2005, a rede Embarq faz parte do Ministério das Cidades, e é a responsável por elaborar os critérios de avaliação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções