Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

REUNIÃO ITINERANTE DA COMISSÃO DE SAÚDE MOSTRA O COTIDIANO DOS USUÁRIOS

25 fevereiro
14:43 2014
Vereador Marcus Cunha ouvindo queixas dos usuários que aguardam na fila para obter uma ficha para o turno da tarde

Vereador Marcus Cunha ouvindo queixas dos usuários que aguardam na fila para obter uma ficha para o turno da tarde

A primeira reunião itinerante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas, realizada hoje pela manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Simões Lopes, serviu para ouvir usuários, servidores e conhecer de perto o funcionamento do sistema e o cotidiano de quem padece nas filas à espera de consulta. O próximo encontro ficou agendado para 10 de março na UBS do Dunas que fica na área de abrangência do Distrito Sanitário V.

O encontro de hoje contou com a presença do vereador Marcus Cunha, presidente da Comissão da Saúde; do vice-presidente, vereador Rafael Amaral; do vereador Toninho Peres e assessores dos vereadores Salvador Ribeiro e Ivan Duarte todos integrante da Comissão. Também participaram representantes da Coordenadoria Regional da Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, servidores da UBS, a representante do Distrito Sanitário IV, dentre outros.

Dentre as principais queixas da comunidade que integra a área do Distrito Sanitário IV – Fragata – e recebe atendimento na UBS do Simões Lopes está o reduzido número de fichas distribuídas diariamente para as consultas. São apenas cinco por dia, sendo uma delas para o serviço de Odontologia. Restam somente quatro para os médicos.

Também chamou a atenção das pessoas que permaneceram na frente da UBS, juntamente com os integrantes da Comissão de Saúde, o fechamento da unidade antes do meio-dia. As pessoas que precisavam de atendimento para o turno da tarde estavam na fila para retirar ficha desde às 9h. Elas relataram que é comum permanecer na frente da UBS desde a madrugada, quando querem consultar pela manhã. A dona de casa Caiçara Oliveira dos Santos contou aos vereadores Marcus Cunha e Rafael Amaral que enfrenta dificuldades para conseguir receita dos medicamentos que necessita para o tratamento contra a diabetes. Ela também disse que há dois anos aguarda para realizar um exame de mamografia.

Rafael Amaral e Marcus Cunha ouvindo relatos da dona de casa Caiçara Oliveira dos Santos

Rafael Amaral e Marcus Cunha ouvindo relatos da dona de casa Caiçara Oliveira dos Santos

De acordo com o vereador Marcus Cunha todas as demandas colhidas no encontro serão encaminhadas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e ao Ministério Público Estadual se necessário. Segundo ele, neste ano todas as reuniões serão realizadas nos bairros. “Achamos que essa é a melhor forma de ter um contato direto com a comunidade, por isso decidimos facilitar esse acesso às pessoas nos dirigindo diretamente aos bairros“, afirmou. Para o próximo encontro, a intenção é contar com o apoio dos agentes comunitários de saúde na divulgação da reunião.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções