Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Revitalização da Praça Cipriano Barcelos recebe sinal verde do IPHAN

27 agosto
18:02 2015

Desde 2013, quando foi identificado um sítio arqueológico no local, os projetos de revitalização vêm sendo barrados pelo IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou nesta semana o último projeto encaminhado pela Contextos, empresa especializada contratada pelo POP Center para acompanhar as obras e desenvolver os projetos de exploração do sítio arqueológico. Após o encaminhamento para Brasília e a emissão de portaria no Diário Oficial da União, confirmando o aval concedido pelo IPHAN, as obras de revitalização finalmente poderão iniciar. A população pelotense já pode comemorar: mais uma praça estará apta para o proveito de todos.

Obra Praça Cipriano Barcellos

Obra Praça Cipriano Barcellos

O consórcio Verdi/Cádiz, vencedor da licitação para a administração e construção do POP Center, ficou responsável pela revitalização da Praça Cipriano Barcelos (“Praça dos Enforcados”) no valor aproximado de R$ 320.000,00. No entanto, assim que as obras iniciaram, em janeiro de 2013, foram embargadas pelo IPHAN após a descoberta de materiais históricos. Depois de algumas tentativas de aprovar um projeto de prospecção arqueológica para poder dar início às obras, finalmente o IPHAN deu carta verde para a revitalização da praça.

Para o início da revitalização da praça e do monitoramento da área pelos arqueólogos, basta a emissão de Portaria Autorizativa no Diário Oficial da União, após os trâmites em Brasília. Dentre as melhorias previstas na revitalização, constam requalificações no sistema de iluminação, nos pavimentos de calçadas, nos canteiros e paisagismo, na recuperação de arboríferas e também instalação de mesas de jogos de dama e xadrez. Outro benefício imediato da revitalização da Cipriano Barcelos, mais conhecida como “Praça dos Enforcados”, é a segurança proporcionada principalmente pela iluminação e ocupação da Praça.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções