Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

RINCÃO DA CANELEIRA : Festa Municipal do Pêssego será domingo

RINCÃO DA CANELEIRA : Festa Municipal do Pêssego será domingo
30 novembro
10:31 2018

A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz receberam das mãos da rainha Diana Pieper e da princesa Tamires Mattozo – integrantes da Corte do Pêssego e filhas de produtores do Município — convite especial para a Festa Municipal do Pêssego, que ocorre neste domingo, no Rincão da Caneleira, 8º distrito de Pelotas.

O evento integra a programação da Quinzena do Pêssego e é considerado o ponto alto da programação, marcando a abertura oficial da colheita do fruto. A festa começa às 9h e vai ser montada no Salão Indústria Show, próximo ao trevo de acesso ao Morro Redondo, à direita, no Rincão da Caneleira.

Com entrada gratuita e estacionamento a R$ 10,00, a expectativa é de que até três mil pessoas compareçam e prestigiem os 60 expositores. A principal atração será o show de Luiz Marenco, a partir das 17h. Uma das novidades desta edição é a apresentação das frutas para comercialização em embalagens próprias.

Atualmente, o Município é o maior produtor de pêssego em calda no Brasil. A fruta envolve cerca de 600 produtores – 1/3 dos agricultores da zona rural local –, ocupa 3 mil hectares de terras, e por conta disso é esperada uma colheita de 30 mil toneladas na safra 2018. O cultivo está presente na região desde 1960, gerando 5 mil empregos diretos e outros 20 mil indiretos.

Show com Luiz Marenco é a principal atração do evento, realizado no Salão Indústria Show, próximo ao trevo de acesso ao Morro Redondo

Show com Luiz Marenco é a principal atração do evento, realizado no Salão Indústria Show, próximo ao trevo de acesso ao Morro Redondo

A QUINZENA

A Quinzena do Pêssego foi criada há cinco anos,quando Paula Mascarenhas ocupava o posto de vice-prefeita de Pelotas e abraçou a ideia. “O objetivo é estimular o consumo da produção pela população, além da comercialização do pêssego em feiras nos bairros e Centro”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

A Quinzena conta com a participação de 30 restaurantes da cidade que incluíram em seus cardápios pratos com a fruta, gincana de merendeiras da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) para escolha da melhor merenda com pêssego e concurso de redação nas escolas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções