Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Rio Grande do Sul oficializa criação do BOPE

Rio Grande do Sul oficializa criação do BOPE
18 janeiro
09:54 2019

Troca de Gate para Bope padronizará grupamento no modelo já usado na maioria dos estados 

O Rio Grande do Sul passa a contar de fato com um Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A cerimônia de instalação, ocorrida nesta quinta-feira (17), marca o início das atividades da unidade, instituída por decreto em dezembro de 2018. O ato contou com a presença do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do comandante-geral da Brigada Militar, Mario Ikeda.

O evento oficializou também a mudança de designação dos três Batalhões de Operações Especiais (BOEs), que passam a serem denominados 1º, 2º e 3º Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque). As unidades estão localizadas nos municípios de Porto Alegre (1º), Santa Maria (2º) e Passo Fundo (3º).

O BPChoque da capital continuará com duas companhias de Polícia de Choque, com a fração Canil (responsável por todos os canis da BM no Estado) e com uma Companhia de Patrulhas Especiais (Patres). Os batalhões de Santa Maria e Passo Fundo manterão somente as atividades de Polícia de Choque.

Para Ranolfo, a corporação ganha muito com a divisão e o fortalecimento das unidades. “A especialização é fundamental em todas as áreas e na Segurança Pública não é diferente. Na BM, o Bope é a expressão máxima dessa especialização”, afirmou o vice-governador.

O efetivo do Bope englobará o do Gate, acrescido de uma estrutura de Estado-Maior. As ações serão subsidiadas pela seção de inteligência, visando o aumento da efetividade. “É um momento simbólico e muito esperado por todos nós na instituição. Temos que agradecer o trabalho das pessoas que fizeram parte desta história e desejar boa sorte aos que iniciam o novo ciclo”, frisou Ikeda.

De acordo com o tenente-coronel Douglas Soares, a troca de nomenclatura servirá para padronizar o batalhão no modelo já usado na maioria dos estados do Brasil. Ele destacou ainda o amadurecimento do grupo e a confiança da corporação conquistados ao longo do tempo. “São vários quesitos que fomentaram o crescimento do Gate, tornando a unidade de referência no atendimento de ocorrências com reféns, artefatos explosivos, operações de inteligência, operações de busca e captura. Nos últimos anos, a unidade foi importantíssima em ações de grande porte e complexidade, como a operação Diamante e a operação Pulso Firme”, avaliou o comandante do batalhão.

Troca de Gate para Bope padronizará grupamento no modelo já usado na maioria dos estados

Troca de Gate para Bope padronizará grupamento no modelo já usado na maioria dos estados

De comando tático a batalhão: a história do Bope gaúcho

O embrião do que hoje é o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Brigada Militar (BM) surgiu em 1988, quando dois oficiais gaúchos foram enviados ao Rio de Janeiro para realizar o Curso de Operações Especiais da Polícia Militar fluminense. A motivação surgiu da necessidade de oferecer uma resposta que ultrapassasse as rotinas convencionais do policiamento ostensivo.

Ainda em 1988, deu-se início ao primeiro Curso de Operações Especiais do Rio Grande do Sul. A iniciativa formou os primeiros “caveiras do gelo” e resultou na criação do Comando Tático 9 (CT-9) – o número 9 foi uma alusão ao 9º Batalhão de Polícia Militar, unidade que executou o curso e estruturou o CT-9.

Em 1990, o decreto 33.512 instituiu o Gate. Todos os PMs que integravam o CT-9 foram transferidos para o novo grupo, então subordinado ao Batalhão de Polícia de Choque. Desde então, o Gate se tornou uma marca inquestionável. O grupo de elite da BM se estabeleceu como referência no mundo das operações especiais no Brasil e em outros países.

O penúltimo capítulo da história do novo batalhão da BM foi escrito em 20 de dezembro de 2018. Nesta data, o ex-governador, José Ivo Sartori, assinou o decreto 54.424, transformando o Gate em Bope e os Batalhões de Operações Especiais (BOE) em Batalhões de Polícia de Choque (BPChoque).

O histórico de atuação do agora denominado BOPE carrega credibilidade, comprometimento, responsabilidade, disciplina técnica, tática, individual e coletiva. Para o comandante do batalhão, no entanto, esta não é a principal conquista dos “caveiras do gelo”. “Nosso maior prêmio é o reconhecimento junto à sociedade gaúcha, que enxerga nestes homens de preto a retidão das ações policiais”, assegura o tenente-coronel Douglas.

 

Comentários ()

Seções