Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Roda de Choro no Mercado Central reunirá feras locais

16 abril
15:56 2014

Para comemorar o Dia Nacional do Choro, não poderia haver uma data melhor que o aniversário do mestre do ritmo, o saudoso Pixinguinha, 23 de abril. Neste dia será realizada uma “Roda de Choro” no Mercado Central de Pelotas, a partir das 19h, com a presença de músicos locais consagrados e repertório de grandes compositores de chorinho. A comunidade é convidada a participar desta, que promete ser uma noite memorável.

O evento será em 23 de abril - Dia Nacional do Choro, comemorado nesta data em homenagem a Pixinguinha

O evento será em 23 de abril – Dia Nacional do Choro, comemorado nesta data em homenagem a Pixinguinha

Entre as lembranças que serão trazidas à memória nesta noite de comemoração estão Jacob do Bandolim, K-Ximbinho, Wadir Azevedo, Bomfiglio de Oliveira e o próprio Pixinguinha. Além destes nomes conhecidos nacionalmente, serão contemplados e prestigiados também compositores locais, como o ilustre compositor e cavaquinista Avendano Júnior, Aloim Soares (violão 7 cordas), Toinha (cavaquinho), Nogueira (surdo) e Renato da Flauta, entre outros.

Três grupos e convidados se apresentarão mostrando seu trabalho num palco especialmente montado no interior do Mercado. São eles: “Ninho do Pardal”, formado por Rui Madruga (violão de 7 cordas), Pardal (violão), Julinho do Cavaco (cavaquinho) e Davi Batuca (percussão); “Sovaco de Cobra”, composto por Gil Soares (flauta), Átila Silveira (violão de 7 cordas) e Jucá de Leon (pandeiro); e “Regional Avendano Jr.”, formado por Milton Alves (violão 7 cordas), Roberval Silva (cantor e cavaquinho centro), Paulino (surdo), Luisinho do Cavaco (cavaquinho) e João Carlos (pandeiro).

A Roda de Choro também terá as participações especiais de: Soninha Porto, Possidônio Tavares, Jortan Lima, Renan Reis, Egbert Parada, Daniel Zanotelli, Jorge Meletti, Roberto Porto, Otávio Dellevedove, Clarissa Garcia, Júlio Zabaleta, Paulinho Martins, Raul Costa d’Avila e outros.

Show contará com músicos locais consagrados e repertório de grandes compositores de chorinho

Show contará com músicos locais consagrados e repertório de grandes compositores de chorinho

Avendano Júnior será bastante recordado como forma de gratidão e preservação da memória, todos os grupos e convidados vão tocar choros de sua autoria. Parte dessas composições estão registradas em partituras, as edições foram elaboradas pelo professor Luiz Machado, amigo do compositor e coordenador da “Oficina do Choro Santander Cultural”, em Porto Alegre.

A Secretaria da Cultura de Pelotas (Secult) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel) apoiam o evento, que integra as comemorações dos 45 anos da UFPel. Os responsáveis por conduzir a noite são a cantora Xana Gallo e o professor Luiz Hadê. A organização está a cargo do professor Raul Costa d’Avila e de Rui Madruga.

Comentários ()

Seções