Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

RODOVIAS DA REGIÃO : Lideranças municipais cobram término de obras asfálticas

19 novembro
08:53 2015

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, realizou audiência pública que tratou da pavimentação asfáltica da ERS: 354 – trecho compreendido entre os município de Cristal e Amaral Ferrador, 350 – trecho entre Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul, 357 – trecho entre Pelotas e Arroio do Padre e 265 – entre Canguçu e Piratini.

O deputado Zé Nunes (PT), proponente da audiência, lamentou a ausência do secretário dos Transportes de Mobilidade, Pedro Westphalen, e apresentou diagnóstico das seis ligações que aguardam recursos estaduais. “Ninguém melhor que a comunidade para avaliar as necessidades de sua região. Nosso papel agora é monitorar e manter interlocução direta com o secretário, para viabilizar orçamento para estas obras”, avalia.

Por meio de documento decorrente da audiência pública, será encaminhado pedido de urgência da demanda regional. Além disso, será apresentada emenda de comissão à Lei Orçamentária, através da Comissão de Assuntos Municipais, e analisados os R$ 101 milhões anunciados pelo governo para os acessos asfálticos, e R$ 46 milhões destinados para a manutenção das estradas. No mesmo sentido, os líderes municipais realizarão visita ao DAER para tratar do assunto.

Prefeitos e vereadores relataram os problemas enfrentados, especialmente na ERS-354, que ligaria duas comunidades. O trecho recebeu pavimentação em duas oportunidades e foi abandonado.

PREFEITOS e vereadores relataram problemas em audiência na Assembleia Legislativa

PREFEITOS e vereadores relataram problemas em audiência na Assembleia Legislativa

O engenheiro Luis Antônio Teixeira, responsável regional do DAER de Pelotas, reconheceu que a ERS 354 nunca recebeu manutenção, devido às limitações técnicas da unidade, que cuida de 750 quilômetros na região e dispõe de máquinas em funcionamento há 50 anos. Ele também apresentou as previsões de obras para os trechos em discussão: a ERS-737, entre Arroio do Padre e Pelotas, enfrenta atrasos, mas a previsão de entrega é dezembro; a ERS-265, entre Canguçu e São Lourenço, aguarda projeto e estudo de viabilidade técnica; o trecho entre Canguçu e Piratini, até Pinheiro Machado, aguarda retirada de postes e deve ser concluído até o final do ano; a ERS-350, entre Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul, aguarda projeto; a ERS-354, entre Cristal e Amaral Ferrador, aguarda recomeço da obra.

De acordo com o parlamentar, pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que as condições das estradas do Rio Grande do Sul pioraram em 2015. Entre cerca de 8,6 mil km da malha gaúcha pesquisados, 2,1 mil km estão em condições avaliadas como ruins ou péssimas, em sua maioria rodovias estaduais que sofrem com a falta de manutenção. O estudo analisou aspectos como a qualidade do asfalto e sinalização.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções