Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

RUGBY : Alunas do Município buscam apoio para disputar torneio no Uruguai

RUGBY : Alunas do Município buscam apoio para disputar torneio no Uruguai
04 novembro
14:58 2019

Projeto ‘Vem ser Rugby’, da UFPel, é uma das iniciativas que tem apoio da Prefeitura, através do ProEsporte, neste ano. Vaquinha online permite doações da comunidade para viabilizar a viagem

No próximo final de semana, 22 alunas da rede municipal de ensino, entre 13 e 16 anos, estarão no Uruguai para disputar, pela primeira, vez um torneio internacional. O novo desafio será enfrentado pelo projeto ‘Vem ser Rugby’, da Universidade Federal de Pelotas – uma das 20 iniciativas esportivas que recebe apoio financeiro da Prefeitura neste ano, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Pelotas (ProEsporte). O Valentín Martinez – um dos maiores e mais tradicionais campeonatos da modalidade – será realizado dias 9 e 10 de novembro, em Montevidéu.

Como contribuir?

Apesar de a verba destinada pelo Município arcar com despesas de transporte e parte da inscrição, o grupo ainda necessita de aporte financeiro para conseguir viabilizar esta experiência que, segundo o coordenador da iniciativa, Eraldo Pinheiro, será a concretização de um sonho. Para buscar apoio da comunidade, uma vaquinha online lançada pelo projeto estima arrecadar R$ 5 mil; até agora, 29% da meta foi alcançada. Interessados em contribuir podem doar através do site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vem-ser-rugby-no-valentin-martinez-2019

Na 26ª edição do campeonato internacional, disputado anualmente, participarão cerca de 50 equipes de rugby de toda a América do Sul. Paralelo ao evento, também ocorrerá o Sul-Americano Adulto Feminino.

“Isso proporcionará às meninas conhecerem as melhores atletas sul-americanas da modalidade”, reforça o coordenador.

O que é o projeto?

O ‘Vem ser Rugby’, desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol), da UFPel, desde 2017, é voltado a meninas de periferia de Pelotas, menores de 16 anos, selecionadas em escolas municipais da cidade.

ProEsporte

Em 2019, o Município destinará R$ 115 mil a 20 iniciativas de projeto educacional, de rendimento (preparo para competições oficiais) e eventos. Com o objetivo de desenvolver a área no município, a Prefeitura mantém o financiamento nestas três frentes de atuação desde 2015, o que fomenta e valoriza as ações esportivas realizadas na cidade. Estão entre os contemplados desta edição, propostas que englobam judô, ciclismo, futsal, karatê e handebol, entre outros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções