Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

RUMO AOS 140 ANOS : Clube Caixeral inicia comemorações

12 julho
08:54 2019

Clube Caixeral 02As portas do Clube Caixeiral de Pelotas estarão abertas para convidados e autoridades nesta sexta-feira(12) a partir das 19h em momento festivo de abertura às comemorações pelos 140 anos da entidade social, os quais se completarão no mês dezembro deste ano. Até lá, serão realizados um evento a cada mês, precedendo o especial e oficial momento de fundação do Clube, mais precisamente no dia 25.

A coordenação das festividades será do atual e mais jovem presidente de clube social de Pelotas, Victor Hugo Siqueira, juntamente com a diretora cultural da entidade, Neusa Marilú Duarte.

Caixeral 04BREVE HISTÓRICO

O passo inicial da história caixeiral em Pelotas aponta para uma demanda surgidas dentre os gerentes e contadores dos estabelecimentos comerciais do município. E se fez real no dia 8 de dezembro de 1879, após “escondida” e noturna reunião dos interessados numa entidade defensora de seus interesses, tendo como primeiro nome Clube União e Progresso. Em 25 de dezembro do mesmo ano, noutro momento, foi oficializado o nome que se segue até hoje: Clube Caixeiral de Pelotas, sob a presidência do imigrante espanhol Manoel Morales.

Ou seja, a entidade não surgiu dos desejos de caixeiros viajantes, mas sim de comerciantes e contadores locais.

“Isso registra a importância do clube para o desenvolvimento de Pelotas”, salienta o atual gestor, Victor Hugo, lembrando que a entidade social inspirou a criação de outras tantas, na cidade e no Estado, sendo o mais antigo dentre os 16 clubes caixeirais existentes no Rio Grande do Sul.

VICTOR Hugo: jovem gestor agiliza novo momento na centenária entidade pelotense

VICTOR Hugo: jovem gestor agiliza novo momento na centenária entidade pelotense

Lembra ainda, Victor Hugo, que dentre os anos 1879 e 1890 o Caixeiral de Pelotas atuava mais como entidade de classe dos comerciários, com algumas poucas atividades festivo-sociais, em locais alugados para tal fim, até a compra do espaço no qual está edificada sua atual sede, com posterior construção do prédio, pelo arquiteto Caetano Casaretto.

O imponente prédio está ali, no entorno da Praça Coronel Pedro Osório, no coração do Centro Histórico. É conhecido como o palácio da principal praça  da Cidade Princesa do Sul.

Dentre outras belezas, o centenário prédio brinda os visitantes com seus brilhantes lustres e mobiliário antigo, preservado.  Em seu acervo constam imagens e objetos de antigos presidentes, exposição fotográfica dos prédios da cidade, além de um espaço dedicado à primeira Miss Universo brasileira: Yolanda Pereira. Jornais da década de 1930, retratos e um busto mostram um pouco da trajetória da ilustre pelotense. A história Caixeiral também registra espaço à beleza de Ezilda Lisboa, Miss RS, na mesma década de 1930.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções