Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Saiba quais os erros mais comuns na aplicação do protetor solar

Saiba quais os erros mais comuns na aplicação do protetor solar
25 janeiro
16:26 2019

Com sensação térmica chegando aos 46°C, verão de 2019 exige cuidados redobrados no combate ao câncer de pele

Sol e calor são os ingredientes perfeitos para um verão ideal. No entanto, as altas temperaturas contribuem para um aumento na radiação solar. A exposição excessiva ao sol pode causar problemas sérios à saúde. O tema faz parte das ações da campanha “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia”, desenvolvida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

A médica dermatologista, associada da AMRIGS e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Vanessa Maria Mendes Martins Pinto, alerta que, embora as formas de prevenção já sejam conhecidas, é preciso executá-las da forma correta.

– O principal erro, em relação à proteção solar, é usar uma quantidade muito pequena de protetor. O correto seria uma colher de chá em cada braço, uma colher de chá para rosto, orelhas e pescoço, duas colheres de chá em cada perna e em cada lado do tronco. Dá para perceber que quase ninguém usa essa quantidade. Outro erro é não reaplicar o produto a cada 2 ou 3 horas – alerta a médica.

Relacionado a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, o câncer de pele não melanoma é o mais comum no país e no Rio Grande do Sul. Ao ser detectado precocemente, apresenta grandes chances de cura, assim como o câncer de pele melanoma. Apesar de maior gravidade, se a doença for detectada em seu estágio inicial, as chances de sobrevida aumentam.

Como apontam os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de pele melanoma para 2018 foi de 6.260, sendo 2.920 em homens e 3.340 em mulheres. Já o não melanoma pode ter chegado a 165.580 novos registros. Neste caso, porém, deve atingir mais homens (85.170) do que mulheres (80.140).

A orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é hidratar-se, evitar grande exposição ao sol das 10h às 16h. Após este horário, usar chapéus, roupas e óculos escuros e estar atento aos dias nublados, uma vez que mesmo sem o sol visível, o corpo segue exposto aos raios solares.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções