Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Salários de junho do funcionalismo estadual serão pagos no dia 30

Salários de junho do funcionalismo estadual serão pagos no dia 30
24 junho
11:57 2015

Por conta de decisões judiciais que obrigam o pagamento integral dos salários dos servidores públicos vinculados ao Poder Executivo, a folha do mês de junho será depositada em data única para todas as categorias: dia 30 (terça-feira). A medida anunciada pela Secretaria da Fazenda, nesta quarta-feira (24), permitirá controle mais preciso sobre o comportamento da receita e fluxo financeiro de empresas públicas e dos demais poderes no caixa-único até o último dia útil do mês, assim como o ingresso de recursos de depósitos judiciais disponíveis para saque.

Além do ingresso da arrecadação de impostos, a Fazenda ainda aguarda repasses federais do FPE (Fundo de Participação dos Estados) e a parcela do IPI, programados até o final do mês, para viabilizar a folha do Poder Executivo. Uma série de outros compromissos, entre eles a parcela da dívida com a União e repasses para prefeituras e hospitais públicos, foram postergados para depois da segunda semana de julho.

Giovani Feltes, Secretário da Fazenda do RS

Giovani Feltes, Secretário da Fazenda do RS

“É um conjunto de esforços para evitar o atraso no salário de cerca de 349 mil funcionários ativos e inativos, risco que ainda não podemos afastar de maneira peremptória”, acentua o secretário da Fazenda, Giovani Feltes. Conforme Feltes, é pequena a margem do fluxo de caixa para iniciar o pagamento dos salários nos últimos três dias úteis do mês, sob risco de respeitar o vencimento integral para algumas categorias e não dispor de recursos para quem tradicionalmente recebe na data final de cada mês.

Pelo terceiro mês consecutivo, a Fazenda não conseguirá pagar em dia a parcela de R$ 280 milhões dos serviços da dívida, assim como terá que programar os salários dos funcionários de autarquias e fundações para o quinto dia útil de julho. São cerca de 6.800 funcionários sob regime celetista, o que representa o repasse de R$ 25,1 milhões.

Serão reprogramados diversos pagamentos, entre eles o transporte escolar, Emater, diárias da área da segurança pública, folha dos Hospitais da Fundação Cardiologia (Cachoeirinha, Alvorada e Viamão), fornecedores na área da saúde, repasses a hospitais, bolsas de pesquisas da Fapergs, manutenção de estradas por parte do Daer e a premiação da Nota Fiscal Gaúcha. Algum destes compromissos serão pagos até o dia 14 de julho e outros estão programados apenas para o dia 22 do mês que vem.

Comentários ()

Seções