Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Salvador Ribeiro denuncia descumprimento do Estatuto do Idoso

17 outubro
14:47 2013

O vereador Salvador Ribeiro (PMDB) denunciou, da tribuna, esta manhã ( 17/10),  situação ocorrida na noite de quarta-feira, 16, no Pronto-Socorro de Pelotas. Um idoso de 66 anos, paciente de traqueostomia, com doença pulmonar e escaras nos pés e costas, foi levado ao PS pela filha, por volta de 19h, sendo solicitado atendimento de urgência, porque ele sentia muitas dores até mesmo para permanecer sentado.
“Conforme a denúncia”, relatou Ribeiro, “uma hora depois a filha recebeu a informação de que o cirurgião não estava disponível para atender o caso, pois se encontrava no bloco cirúrgico. Às 21h, novamente foi solicitado atendimento, pois o pacienta estava deitado em cadeiras e não aguentava mais a dor em seus ferimentos”. A solicitação não foi atendida.
SalvadorSegundo o parlamentar, somente por volta das 21h30 o idoso foi levado para a sala de atendimento, mas o médico que o examinou teria dito: “ele pode esperar, não é tão urgente assim”. Depois de mandá-los novamente para a sala de espera, o médico só foi atendê-los 30 minutos mais tarde.
Em seu pronunciamento, o vereador Salvador Ribeiro disse que o médico foi questionado sobre o Estatuto do Idoso, e que respondeu que prioridade não era com ele, e que podiam tomar as providências que quisessem.
Salvador Ribeiro classificou o caso como inadmissível: “ este mês estamos completando 10 anos do Estatuto do Idoso, e ele ainda não é cumprido”.
Fiscalização – Ribeiro pediu que a Prefeitura intensifique a fiscalização para o cumprimento da Lei, que é uma vitória da população e deve ser respeitada. Ele também lembrou que seu projeto do Fundo Municipal do Idoso continua à espera da apreciação do prefeito. “O Fundo é uma maneira de captar recursos e investir para oferecer uma melhor condição de vida aos idosos”, disse o peemedebista. “O projeto não custa nada aos cofres públicos e já foi legalizado por outras cidades brasileiras,  já que é subsidiado por sistema de doação retida diretamente no imposto de renda”, explicou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções