Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

SAMU : Frota gaúcha é renovada com 61 ambulâncias

10 janeiro
09:27 2017

O Ministério da Saúde começou pelo Rio Grande do Sul a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.

Em todo o Brasil, serão distribuídos 340 veículos para 19 estados, com cobertura de 2.636 municípios brasileiros. Deste total, 61 vão para cidades gaúchas, contempladas com um veículo cada.

A cerimônia simbólica de entrega das ambulâncias do Samu ocorreu na manhã de ontem, no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, que fez sua primeira visita oficial ao estado; do governador José Ivo Sartori; do ministro da Saúde, Ricardo Barros; e o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

A seleção das cidades contempladas foi baseada em critérios técnicos do Ministério da Saúde, como veículos com mais de 200 mil quilômetros rodados, com um mínimo de três anos de uso e a solicitação prévia feita pelo município ao Ministério.  Ao todo, foram repostas sete ambulâncias de suporte avançado, com valor estimado em R$ 297 mil, por unidade, e 54 de suporte básico, ao custo de R$ 150,6 mil, cada.

AUTORIDADES prestigiaram momento em que a saúde do estado ganha reforço

AUTORIDADES prestigiaram momento em que a saúde do estado ganha reforço

SERVIÇO – O Samu é um serviço gratuito 24 horas que presta orientações e envia, para atendimento, veículos tripulados por equipe capacitada. O serviço é acionado pelo telefone 192 e gerenciado por uma central de regulação das urgências. O programa é tripartite, União, Estado e municípios; faz atendimentos em qualquer lugar, residências, locais de trabalho e vias públicas; e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

Trata-se de um serviço pré-hospitalar móvel, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam, com a maior brevidade possível. O Samu Porto Alegre começou em 1996 e o Samu estadual em 2005, com a primeira base localizada em Canoas. Atualmente, o Samu atende 76,9% da população brasileira, atuando em 3.052 municípios.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções