Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Samu Regional recebe três veículos novos da Prefeitura

Samu Regional recebe três  veículos novos da Prefeitura
18 abril
08:36 2019

Na manhã de ontem, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, com sede em Pelotas, recebeu três novos veículos durante solenidade realizada no Largo, localizado ao lado do Mercado Central. As chaves das ambulâncias foram entregues pela prefeita Paula Mascarenhas à equipe do Samu.

DUAS ambulâncias são destinadas ao transporte básico de pacientes no município e região. Uma será usada no socorro à população

DUAS ambulâncias são destinadas ao transporte básico de pacientes no município e região. Uma será usada no socorro à população

Duas serão usadas para o transporte simples de pacientes e uma para o trabalho de socorro à população. Recentemente, o setor de saúde do município e região recebeu outras duas ambulâncias, uma para remoções simples e uma avançada, utilizada como UTI Móvel.

As aquisições completam e renovam a frota veicular do Samu, que agora conta com três ambulâncias básicas, uma avançada, dois veículos para transporte simples e duas motolâncias, qualificando os cerca de 12 mil atendimentos mensais regulados pelo Serviço, abrangendo 11 municípios da Zona Sul. “Ninguém faz nada sozinho e, apesar de parecer um clichê, o fato é que juntos somos mais fortes e nos fortalecemos muito quando olhamos para o interesse público. Quem ganha é a comunidade, que vai poder contar com um serviço qualificado”, garante a prefeita.

Só em Pelotas, cerca de 1,5 mil socorros são realizados por mês, o que corresponde à média de 50 por dia. Os veículos recebidos nesta quarta (17) foram obtidos por intermédio de emendas parlamentares dos ex-deputados federais Ronaldo Nogueira (PTB) e Yeda Crusius (PSDB), totalizando R$ 330 mil. Contribuíram para a obtenção das emendas o deputado federal Ronaldo Santini (PTB) e o deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB).

DE MUDANÇA

Em breve, toda a estrutura do Samu deverá ser transferida para o prédio onde seria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Bento Gonçalves. Agora, o espaço abrigará um Centro de Saúde Materno-infantil – graças à parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já funciona de forma parcial no local.

“Diante da crise que assola o País e o Município, não teríamos recursos para abrir a UPA, mas não nos conformamos com isso e fomos em busca de uma solução, encontrando na UFPel uma parceira”, afirma Paula, ressaltando que a área também oferece melhor infraestrutura para o atendimento do Samu.

Participaram também, da cerimônia, o vice-prefeito Idemar Barz; o secretário de Saúde, Leandro Thurow; a coordenadora do Samu, Sabrina Lima; os vereadores Enéias Clarindo e Paulo Benemann, ambos do PSDB; o presidente da Câmara Municipal de Pelotas, parlamentar Fabrício Tavares (PSD); e representantes dos ex-deputados federais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções