Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

SANEAMENTO: Vereador defende parceria público-privada

SANEAMENTO: Vereador defende parceria público-privada
04 maio
08:37 2018

O vereador e líder do governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), subiu à tribuna ontem para manifestar apoio ao projeto de parceria público-privada na área do Saneamento em Pelotas.

Atualmente, Pelotas tem 400km de esgoto a céu aberto, ou seja, esgoto passando na frente da casa das pessoas. De todo o esgoto produzido na cidade, apenas 18% é tratado, o resto é lançado “in natura” no Canal São Gonçalo e Lagoa dos Patos, fator este que influencia diretamente na falta de balneabilidade da Praia do Laranjal, gerando prejuízos econômicos e turísticos.

Fabrício Tavares (PSD)

Fabrício Tavares (PSD)

Além disso, nos diversos bairros e vilas de Pelotas, é rotina a convivência das pessoas com valetas de esgoto a céu aberto em frente às casas, fato gerador de diversos problemas de saúde.

Mas o problema não é só nos bairros, no centro da cidade, rotineiramente, podemos ver o esgoto correndo pela rua sem nenhum tipo de coleta e tratamento.

A proposta de PPP visa resolver este problema com mais eficiência e em um espaço de tempo mais curto. A receita advinda do esgoto, hoje no SANEP, gera um superavit em torno de R$ 7 milhões por ano, o que demoraria, aproximadamente, 60 anos para chegar a 100% de esgoto tratado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções