Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Sanep aumenta abastecimento por caminhão-pipa na colônia

Sanep aumenta abastecimento por caminhão-pipa na colônia
25 maio
09:38 2020

Distribuição foi ampliada e chega a mais de 500 famílias na zona rural. Antes da seca histórica na região, 90 pontos eram atendidos 

A grave seca que atinge grande parte do Rio Grande do Sul – já apontada como a mais severa da história para a região – segue trazendo impactos negativos à população. Em Pelotas, a colônia foi a primeira a sentir os seus reflexos, ao ver secar cacimbas, arroios e riachos, e sofrer com a falta de água para seus moradores e animais. Em função disso, o Sanep aumentou em 455% a distribuição com caminhão-pipa nas últimas semanas, aumentando de 90 para mais de 500 o número de famílias atendidas. A chuva registrada nos últimos dias teve pouco efeito diante da estiagem – form 90 milímetros em três dias, enquanto o necessário se aproxima de mil milímetros.

A partir desta semana, o serviço tem sido feito 24 horas por dia, por dois caminhões extras disponibilizados para o abastecimento, sem custo de transporte aos moradores. Ao todo, seis caminhões da autarquia – um próprio e cinco alugados – distribuem diariamente 140 mil litros de água (em média, 1 milhão por semana), percorrendo entre 90 e 100 quilômetros todos os dias. Segundo o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, o planejamento foi feito para tornar mais rápida e eficiente a chegada da água potável aos oito distritos da zona rural.

“O objetivo da distribuição noturna é conseguir atender esta crescente demanda, direcionando, principalmente a água aos locais que a recebem com maior quantidade, com caixas de 5 e 10 mil litros”, explica. O diretor lembra que nem toda a colônia precisa desta distribuição, uma vez que parte dela é abastecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Quilombo, criada a partir da antiga Represa do Quilombo e responsável por atender cerca de 600 propriedades da Vila Nova, Colônia Francesa, Bachini e Ponte Cordeiro de Farias.

A partir desta semana, o serviço tem sido feito 24 horas por dia

A partir desta semana, o serviço tem sido feito 24 horas por dia

Água também chega a hospitais e órgãos públicos

O abastecimento com caminhão-pipa também está presente na zona urbana durante a estiagem, chegando a 20 unidades de saúde, forças de segurança e órgãos públicos, como a Beneficência Portuguesa, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal e o Pronto Socorro. Na Santa Casa, exemplo de onde o abastecimento ininterrupto é essencial, o Sanep levou 360 mil litros de água potável nas últimas duas semanas. No mesmo período, 120 mil litros foram distribuídos no Presídio Regional de Pelotas.

Como fazer o cadastro

Os moradores da colônia que ainda não estão cadastrados e desejam integrar a rota do caminhão-pipa precisam procurar o Sanep através do atendimento online pelo whatsapp no número (53) 98417.0008 ou podem contatar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atende pelos números 3225.3155 e 99144.2363 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected]. Será cobrada uma taxa correspondente à quantidade de água que cada imóvel solicitar, lembrando que seu transporte não gera custos. Cada mil litros equivale a R$ 4,93. Depois de enviado o comprovante de pagamento da guia, o cadastro é encaminhado ao Sanep para integrar a rota do serviço.

Serviço

O que: abastecimento de água com caminhão-pipa na colônia (140 mil litros distribuídos por dia)

Quem: mais de 500 famílias dos oito distritos da zona rural são atendidas

Quando: distribuição feita 24 horas por dia na zona rural

Como: os moradores que ainda não têm o cadastro e querem receber água devem contatar o Sanep pelo Whatsapp 53. 98417.0008 ou a Secretaria de Desenvolvimento Rural pelos números 3225.3155 ou 99144.2363 (WhatsApp).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções