Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

SANEP : Cresce o número de consumidores inadimplentes

SANEP : Cresce o número de consumidores inadimplentes
07 abril
09:33 2014

O  vereador Vitor Paladini esteve reunido com o Superintendente Administrativo do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (SANEP), Nede Santana, para tratar da inadimplência de consumidores junto a autarquia municipal.

Vitor e Nede Sanep

VITOR Paladini e Nede Santana

Além de buscar formas que facilitem a negociação e o pagamento das dívidas, o vereador ressaltou sua preocupação com os usuários de baixa renda que também têm o interesse de regularizar os pagamentos.

“Grande parte da população quer pagar suas dívidas, mas é necessário que se tenha um valor acessível”, justificou o parlamentar. Paladini ainda exemplificou que no caso de pessoas que ganham um salário mínimo fica inviável pagar a conta de água do mês e mais o parcelamento com um custo consideravelmente elevado nestes casos e que há a necessidade do poder público ser sensível a essa situação, a qual traz benefícios tanto para a população como para o próprio SANEP.

Nede afirmou que a autarquia tem interesse em viabilizar os pagamentos e ressaltou a importância da iniciativa de Paladini. O superintendente ressaltou que os recursos que podem ser gerados pelo pagamento das inadimplências auxiliarão na execução dos serviços prestados. “Obviamente, este dinheiro que poderia estar sendo investido, está parado”, afirmou. Ele também reconhece que há o interesse por parte da população em negociar os débitos.

Vitor lembrou que o SANEP é de suma importância para a cidade e que todos os pelotenses precisam estar engajados no fortalecimento da autarquia. O vereador, que também é um defensor da água pública, vai buscar viabilidade legal para proporcionar que o número de parcelas e o valor dos parcelamentos sejam compatíveis com as condições financeiras dos usuários e propôs ainda que o SANEP busque conciliações com os devedores em parceria com o poder judiciário, colocando também o seu mandato a disposição para tratar do tema que é de interesse público.

SIMSAPEL : Nova direção “apaga” incêndios e busca novo caminho

Sindicato dos servidores do Sanep luta contra o sucateamento e descrédito da entidade

RENATO e Rosemeri estão á frente da entidade sindical há pouco mais de um mês FOTO:  Alisson Assumpção/DM

RENATO e Rosemeri estão á frente da entidade sindical há pouco mais de um mês
FOTO: Alisson Assumpção/DM

Colocar o foco do Sindicato na defesa dos anseios da categoria, em todos os momentos. Este é o objetivo principal da nova direção do Sindicato dos Servidores Municipais do Saneamento de Pelotas(SimsaPel) – trabalhadores do Sanep. E isso inclui tarefas árduas, que se iniciam pela “recuperação” da entidade que foi entregue aos novos dirigentes no dia 24 de fevereiro, cerca de três meses após a eleição ocorrida em novembro do ano passado, quando a chapa de oposição desbancou a chapa situacionista e seus quase 25 anos no comando da entidade.

O grupo liderado por Renato Abreu (presidente) e Rosemeri Santos(vice-presidente) “encontrou o SimsaPel em situação precária, sucateado e cercado de dívidas por todos os lados”. E imediatamente, após ouvir os sócios em assembleia, decidiu ingressar com Ação na Justiça pedindo uma prestação de contas da direção anterior. A dívida levantada, inicialmente, segundo os novos dirigentes chega a R$ 700 mil. E o Sindicato não possui nenhum patrimônio. “O que temos, alguns materiais de escritório, está penhorado. E todo dia chegam cobradores”, garante Abreu. A Ação judicial visa descobrir de onde vem a dívida, diz o presidente. Ele acrescenta que o Sindicato não tem nem sede própria, e atualmente está alojado na Casa do Trabalhador, na rua Santa Cruz.

A chegada da nova direção ao SimsaPel mudou os “ares” para o lado da entidade sindical. Segundo Renato e Rosemeri os servidores estão mais confiantes na atuação sindical e buscando o Sindicato para se filiarem. “Hoje temos cerca de 420 servidores sindicalizados e muitos nos procurando para realizar a filiação”, adianta a vice-presidente. No total, hoje, o Sanep possui cerca de 850 servidores.

“Hoje podemos dizer que os servidores estão mais confiantes nos dirigentes do Sindicato, ao contrário de antes, quando não se sentiam representados em virtude da omissão dos dirigentes anteriores”, aponta o presidente atual.

DESCOBRIR os motivos que levaram ao sucateamento do Sindicato é apenas uma das metas do novo Sindicato. A outra é semelhante: descobrir como o Sanep chegou ao momento atual, considerado crítico, sucateado. “A gente defende o Sanep como empresa pública, empregadora, que precisa estar bem para que os trabalhadores também possam estar bem e não apenas pagar a conta por desmandos administrativos”, continua Renato.

REAJUSTE EM PAUTA

No momento, o novo SimsaPel está às voltas com uma batalha focada nos interesses gerais da categoria: o reajuste salarial anual, cuja data-base é 1 de maio. A proposta à Autarquia é diferenciada, respaldada pela categoria: reajuste linear no valor de R$ 200,00 para todos os trabalhadores, de todos os níveis. No vale-alimentação a pedida é de 7,9% de reajuste. A direção do Sanep ficou de responder ao Sindicato na próxima quarta-feira. “Toda a categoria, independentemente do nível, aprovou e está solidária à proposta que o Sindicato enviou à direção da Autarquia”, garante Renato Abreu.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções