Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Sanep divulga nota de esclarecimento sobre a Barragem Santa Bárbara

Sanep divulga nota de esclarecimento sobre a Barragem Santa Bárbara
20 novembro
13:13 2018

O Sanep vem a público para tranquilizar a população e esclarecer sobre recente publicação veiculada na versão online do jornal Zero Hora que noticia o risco de rompimento da Barragem Santa Bárbara.

Não há indícios ou riscos de colapso da Barragem Santa Bárbara. É realizado um monitoramento diário no local, com execução de manutenções periódicas para qualificar o seu funcionamento.

É importante esclarecer que, em junho de 2017, Pelotas recebeu o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul, Fernando Meirelles, que promoveu curso de capacitação de “Inspeção de Segurança de Barragens” aos servidores da autarquia. Na época, Meirelles vistoriou a Barragem e fez recomendações de manutenções preventivas, que foram executadas pelo Sanep desde então. Surpreende a informação divulgada pela imprensa, já que o Sanep não foi notificado oficialmente, tampouco tinha conhecimento do relatório da Agência Nacional de Águas (ANA).

Entre as recomendações indicadas por Meirelles e já executadas pelo Sanep estão a impermeabilização do vertedouro, a desobstrução do canal e correções no talude. Estamos também finalizando o processo de aquisição de piezômetros (aparelhos que indicam a  estabilidade dos maciços, estrutura da Barragem).

O Sanep reforça à população que não há motivo para preocupação e que as manutenções necessárias são realizadas preventivamente.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções