Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

SANEP: Equipe de Trabalho mapeia Santa Cecília

13 setembro
17:46 2013

sanepCom o intuito de envolver a população nos processos de planejamento e execução de ações pensadas para a comunidade, a equipe de Trabalho Socioambiental (TSA) do Sanep iniciou o processo de mapeamento do Loteamento Santa Cecília, na Santa Terezinha.

A primeira etapa do mapeamento trata-se de um pré-diagnóstico, realizado através de um questionário piloto que será respondido pelos moradores do local. O objetivo deste primeiro contato é conhecer o loteamento e suas necessidades quanto a projetos e infraestrutura.

Segundo a coordenadora da equipe do TSA, a assistente social Aline Fonseca, o início do mapeamento para a produção do diagnóstico é fundamental quando o objetivo é pensar em atividades de ação direcionadas para a área, que é prioridade do TSA por ser entorno da Sanga das Três Vendas.

A equipe de campo, composta pela coordenadora do TSA e por duas estagiárias do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), visitou algumas famílias na tarde de quarta-feira, juntamente com a equipe do Programa de Redução de Danos da Secretaria de Saúde (SMS), e prosseguirá com o trabalho na próxima semana, nos dias 17 e 18.

A fim de dar continuidade à ação, após a finalização da primeira etapa de caráter quantitativo, o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UFPel (Naurb) fará um levantamento da área através da metodologia do Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (Drup). No Drup, questões mais abertas sobre o re-planejamento do espaço poderão ser respondidas pela população, completando o mapeamento socioambiental da área.

O objetivo é estar com o mapeamento concluído para que, junto com as secretarias envolvidas no projeto – de Gestão e Mobilidade Urbana (SGMU); SMS e de Educação e Desporto (Smed) – possa ser pensada alguma ação de requalificação dos espaços urbanos e o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas às reais necessidades dos moradores.

DEMAIS AÇÕES DO TSA

O Trabalho Socioambiental existe por exigência dos projetos do PAC 2 e desenvolve ações de mobilização social e promoção da participação comunitária no planejamento e execução dos serviços empreendidos no Município. Atualmente o TSA atende o bairro Três Vendas, em decorrência da instalação do Coletor Geral (GC3) e da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo. Como áreas prioritárias para a realização das atividades, o TSA elegeu as comunidades residentes no entorno da Sanga das Três Vendas, considerando o impacto que a retirada de esgoto do curso hídrico, através do CG3, irá possibilitar aos moradores.

Em um ano de projeto o TSA mapeou comunidades prioritárias que residem em áreas de risco no entorno da Sanga. Ações já foram desenvolvidas com crianças e adolescentes do entorno, além de reuniões que formaram as Comissões de Acompanhamento das Obras durante a instalação do Coletor Geral 3.

A partir do segundo semestre de 2013, com a conclusão da instalação do CG3 e início das obras da ETE Novo Mundo, as ações do TSA estarão voltadas a essas comunidades, visando a melhora da qualidade de vida das famílias e a garantia ao acesso aos serviços básicos de saneamento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções