Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Sanep faz novo aprofundamento na Barragem nesta quarta-feira. Serviço começa as 19h

Sanep faz novo aprofundamento na Barragem nesta quarta-feira. Serviço começa as 19h
27 maio
09:34 2020

Nesta quarta-feira, a partir das 19h, o Sanep executará uma nova escavação de aprofundamento (foto) do ponto de captação de água na Barragem Santa Bárbara – a quarta intervenção do tipo em 2020 – e, ainda, uma manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Este serviço seria realizado na semana passada, mas foi transferido pelas condições desfavoráveis do solo após a chuva. A expectativa é de que a intervenção seja concluída durante a madrugada e o abastecimento normalizado no início da manhã. Nesta terça-feira (26), o manancial atingiu 3m95cm abaixo do ideal.

O serviço causará suspensão do bombeamento a partir das 19h, com falta de água nas regiões abastecidas pela Barragem, como Fragata, Centro, Balsa, Morada do Sol, Porto, Navegantes, Três Vendas (Santa Terezinha, Py Crespo, Lindóia, Tablada e regiões próximas), Ilha da Páscoa, bairro Areal (próximo ao Parque da Baronesa) e poderá causar queda de pressão em áreas abastecidas pelo R8, como Areal e praia do Laranjal.

A última escavação no local foi feita no dia 11 de maio, quando o Sanep também aproveitou para limpar todos os tanques de decantação da ETA. Devido à baixa qualidade da água captada no fundo da barragem, a frequência na limpeza da estrutura aumentou, significativamente.

APÓS os 90 milímetros registrados entre quinta-feira e sábado, o nível do manancial subiu 19 centímetros, passando de 4,13 para 3,94 abaixo do seu ideal na última segunda-feira. A nova medição garantiu sobrevida ao abastecimento de água no Município mas, ao mesmo tempo, mantém o sinal de alerta ligado, já que a situação ainda é grave.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções