Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Sanep inicia troca de 850 contêineres de lixo orgânico

Sanep inicia troca de 850 contêineres de lixo orgânico
11 dezembro
08:19 2019

Na noite de segunda-feira, o Sanep iniciou a substituição dos 850 contêineres da coleta de resíduos orgânicos. O processo começou no Centro da cidade e se estenderá, ainda nesta semana, para as regiões da Guabiroba, Pestano e Lindóia.

Para evitar transtornos no trânsito, o serviço na área central está sendo realizado durante a noite e madrugada. A autarquia organizou um mutirão, que compreende as seguintes etapas: recolhimento dos resíduos, retirada do contêiner antigo, limpeza e higienização da área e  colocação do novo contêiner no local. “Não basta fazer a troca, queremos deixar o ambiente limpo e preparado para receber o novo contêiner. Contamos sempre com o apoio da população, tanto para manter a área limpa como para que seja feito o descarte apenas de resíduos orgânicos no contêiner”, salienta o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edson Plá Monterosso. Serão utilizados no serviço um caminhão prancha, três caçambas, uma retroescavadeira, um veículo para lavagem da área e um veículo coletor compactador.

Nas regiões da Guabiroba, Pestano e Lindóia a troca será feita durante o dia. Após a conclusão desta etapa, o Sanep iniciará, em janeiro, a marcação exata do espaço em que o contêiner fica localizado, evitando que sejam deslocados do seu ponto exato de coleta.

A ação integra o planejamento da autarquia para a área de resíduos sólidos, que já contou, em 2019, com a ampliação da coleta seletiva para 19 novas regiões do Município e com a substituição da frota de caminhões da coleta para novos zero quilômetros com cabine estendida, agora com espaço para o motorista e três coletores. “Garantimos mais segurança aos coletores que, antes, faziam o trajeto até o local da coleta no estribo do caminhão. Além disso, os veículos são 100% automatizados, isso diminuiu consideravelmente o ruído dos caminhões, evitando transtornos à população na coleta realizada no período da noite”, destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções