Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

SANEP : Lançado Programa de Limpeza dos canais

SANEP : Lançado Programa de Limpeza dos canais
26 abril
08:48 2017

Primeira etapa do cronograma prevê a retirada de lixo e vegetação de 11 canais, totalizando quase 80 km de manutenção até o fim do ano

 Começou ontem o programa de limpeza de canais de macrodrenagem e valetas promovido pelo Sanep. O canal da Mario Meneghetti, entre a Balsa e o Navegantes, é o primeiro de 11 localizados em diferentes bairros do Município que passarão por manutenção com a retirada de lixo e de vegetação, o que irá facilitar o escoamento das águas e diminuir o odor.

A prefeita Paula Mascarenhas, ao lado do vice Idemar Barz e do diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, acompanhou o início do trabalho nesta manhã. Ela afirma que, até o fim do ano, o Sanep deve concluir cerca de 80 km de limpeza de canais, dividido em três etapas. “Este é um serviço muito importante, pois mexe diretamente na vida das pessoas. Quero fazer um apelo para que a população atue ao nosso lado, não colocando lixo e entulhos nos canais, conservando-o sempre limpo para evitar possíveis transtornos em dias de chuva”, destacou a prefeita.

A empresa Monteiro e Rocha, vencedora da licitação realizada para viabilizar a execução do serviço, participa com maquinário e operadores. O Sanep irá investir R$ 350 mil na manutenção dos canais cujo cronograma terá três etapas, a primeira com conclusão prevista para o mês de julho. No total, serão utilizadas duas escavadeiras, duas retroescavadeiras, quatro caminhões truck, quatro caminhões toco e três caçambas.

AÇÕES iniciaram ontem no Bairro Navegantes

AÇÕES iniciaram ontem no Bairro Navegantes

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, destaca que o canal da Meneghetti escoa grande parte da água da chuva da zona leste da cidade, por isso é de extrema importância mantê-lo sempre limpo. “Estamos entrando no inverno e no período de chuvas, essa limpeza vai fazer com que o escoamento da água aconteça mais rapidamente, evitando possíveis alagamentos”, salientou Garcia. Para garantir o acabamento e o roçado nas proximidades dos canais, o Sanep publicou nesta terça-feira um edital de licitação visando a contratação de empresa para manter o serviço. A abertura dos envelopes será no dia 8 de maio, às 14h, na sede da autarquia. Moradora da Travessa Um da Meneghetti, Suzane Correia conta que ela e os vizinhos tentaram mobilizar os outros moradores do bairro em uma campanha para não colocar lixo no canal. “Mas não tivemos sucesso, as pessoas jogam sofá, colchão, dá até para mobiliar uma casa. Eu vejo equipes fazendo roçado e limpando, mas não dão conta. Com essa retirada da vegetação e do lixo eu torço para que diminuam os alagamentos e a quantidade de bichos”, afirma Suzane.

Durante a vistoria do serviço, Paula e Idemar conversaram com moradores da região, que solicitaram a manutenção da ponte da Estrada do Engenho que cruza o canal da Meneghetti, que hoje apresenta problemas. Após a conversa, Paula definiu junto ao diretor-presidente do Sanep que a autarquia fará o reparo, construindo uma ponte de concreto no local.

PRIMEIRA ETAPA DO CRONOGRAMA DE LIMPEZA:

24/04 até 04/05 – Canal da Meneghetti e Canal da Casa de Bombas Leste

04/05 a 15/05 – Pântano

15/05 a 25/05 – Cidade de Rio Grande, no prolongamento da Bento Gonçalves

25/05 a 28/05 – Canal da avenida Pinheiro Machado, Fragata

28/05 a 03/06 – Valeta próximo à empresa Concretos Carvalho

03/05 a 05/06 – Vala Humaitá

05/06 a 07/06 – Vala fundos Juvenal Silveira da Silva

07/06 a 08/06 – Canal do Loteamento Eldorado (final)

08/06 a 09/06 – Canal do Loteamento Eldorado (início)

09/06 a 12/07 – Canal da avenida Leopoldo Brod

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções