Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

SANEP: Servidores aguardam nova proposta

29 maio
17:59 2014

O tempo passa, e lá se vão 11 dias, corridos, da greve dos servidores do Sanep. E tudo leva a crer que a paralisação ainda vai se estender por mais tempo, só não se sabe quantos dias mais. Até ontem, oficialmente, não havia nenhum avanço nas negociações entre a direção da Autarquia e os servidores. O que havia, de fato, era um encontro previsto para acontecer hoje(30) à tarde, entre os gestores públicos e direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Saneamento Básico de Pelotas(Simsapel).

Do encontro desta sexta-feira, os servidores esperam uma nova proposta dos gestores no sentido de transformar em realidade suas reivindicações.

SERVIDORES da Autarquia estiveram na Câmara Municipal ontem em busca de apoio parlamentar FOTO:  Pacheco/Especial DM

SERVIDORES da Autarquia estiveram na Câmara Municipal ontem em busca de apoio parlamentar
FOTO: Pacheco/Especial DM

“É o que nós esperamos, que haja algum avanço satisfatório às aspirações da categoria”, destacou o presidente do Simsapel, Renato Abreu.

O diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams, confirma o encontro, no qual poderá haver uma nova contraproposta aos servidores. “Estamos estudando novas possibilidades dentro das reivindicações dos servidores”, adiantou o gestor.

Reydams confirmou também que a Justiça havia determinado o retorno ao serviço de 15 motoristas e quatro operadores de máquinas, o que ele considera que vai melhorar a prestação dos serviços à comunidade enquanto perdurar a greve. Ainda de acordo com o dirigente, não há registro de falta de água. A situação mais crítica é o tratamento dos esgotos em função do baixo número de servidores em serviço. A região da Guabiroba é mais atingida.

CONTAS – Se o fornecimento de água não está comprometido, a situação não é a mesma no que diz respeito à cobrança. Em função da greve, apenas 35% das contas foram entregues. A direção do Sanep informa que para obter as contas não recebidas o contribuinte pode utilizar o endereço www.pelotas.rs.gov.br/sanep, ou ir até o balcão de atendimento na rua Félix da Cunham 653, das 12h30min às 18h30min.

APOIO – Ontem, os servidores em greve estiveram na Câmara Municipal pedindo apoio aos vereadores no sentido de avançar nas negociações com os gestores da Autarquia. Renato Abreu confirmou que 63% dos servidores estão com suas atividades paralisadas.

DIFERENÇA – Desde o inicio das negociações, os servidores estão pedindo 12,7% de reajuste, nos salários e no vale-alimentação. Num primeiro momento, a direção do Sanep acenou com 5,73%; depois, mudou para 6%.  Isso significa o INPC do período. E não foi aceito pelos servidores, que em assembleia decidiram pela greve, que se iniciou no dia 19 deste mês.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções