Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

SANGA FUNDA : UBS recebe hoje a Comissão de Saúde

24 novembro
10:31 2014

A Comissão de Saúde da Câmara vai ouvir hoje as demandas da comunidade atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sanga Funda. Das 10h30min às 12h, o presidente da Comissão, vereador Marcus Cunha estará na UBS para conversar com servidores e moradores.

Na semana passada, a Comissão visitou a UBS do Obelisco. Em virtude das obras no prédio da unidade, há quatro meses os atendimentos são feitos numa casa locada, cujas condições são consideradas precárias. As instalações são insuficientes para oferecer condições dignas à população que precisa consultar.

O único banheiro do prédio atual está interditado. As poucas peças disponibilizadas obrigam os profissionais a ter que esperar o final de uma consulta para fazer outra. Falta material para curativos, não existe autoclave para esterilizar gazes, tesouras, pinças, espéculos (equipamento usado em exames ginecológicos), entre outros metais necessários para o trabalho dos médicos e enfermeiros. “Os exames ginecológicos acabam sendo realizados de forma superficial com aparelhos descartáveis”, alerta o vereador Marcus Cunha.

Por outro lado, a UBS do Obelisco possui um quadro de profissionais suficiente para atender os moradores da localidade, com três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) composta por professores e médicos residentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “A população deixa de ser atendida por falta de espaço físico, porque profissionais têm na Unidade”, afirma o parlamentar.

No prédio que está em obras não será feita a ampliação necessária para atender a demanda local. Existe um projeto sugerido pelos médicos para aumentar a área física, mas segundo um dos médicos, a informação repassada pela Secretaria Municipal de Saúde é que não há arquiteto e engenheiro disponíveis para dar andamento ao trabalho. O prazo de entrega do prédio com as obras finalizadas já foi alterado três vezes. A esperança dos profissionais, agora, é que no início de dezembro sejam concluídas

VEREADOR Marcus Cunha preside a Comissão

VEREADOR Marcus Cunha preside a Comissão

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções