Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

SANGUE : Campanha da UCPel reforça estoques do Hemocentro

31 março
08:55 2017

Uma unidade móvel do Hemocentro do Estado (HemoRGS) passou a tarde de terça-feira estacionado na frente da principal entrada do campus I da UCPel, na rua Gonçalves Chaves, colhendo doações de sangue.

A ação visa repor o estoque do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel), que abastece o Hospital Universitário São Francisco de Paula, o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), a Beneficência Portuguesa e outros 13 municípios da região. “Este período de férias, de janeiro a março, é o mais difícil para o HemoPel, o banco de sangue fica escasso, faltam todos os tipos há meses”, relata a enfermeira Aline Machado Feijó.

AÇÃO reforça estoque do Hemocentro Regional de Pelotas

AÇÃO reforça estoque do Hemocentro Regional de Pelotas

Antes de começarem as coletas, três jovens, colegas de trabalho, aguardavam a sua vez. Para Karine da Cunha Duarte, estudante de Letras, de 19 anos, seria a primeira vez. “Sei que meu sangue, O negativo, é um tipo raro e essa é a oportunidade de começar a ajudar”, disse a estudante de Letras, de 19 anos. Para Lucas Blank, de 22 anos, também seria a primeira vez. “Mas se a unidade móvel viesse mais seguido, doaria mais”, adianta. Bruno Centurião, de 26 anos, completava o trio de colegas de trabalho. Para ele seria a quarta vez, mas concorda com Lucas: “Com certeza, se o ônibus viesse a cada três meses, eu doaria outras vezes. A gente vive na correria, gostaria de doar mais, mas acaba não tendo tempo. Assim fica bem mais cômodo”.

A UCPel é, desde 2013, uma das empresas “amiga do HemoPel”, que fazem campanhas e às vezes organizam grupos de funcionários doadores e os levam até o Hemocentro de Pelotas. Duas vezes por mês, o HemoPel também faz coletas externas em outros municípios (Dom Pedrito, Bagé, Jaguarão, Piratini, Pinheiro Machado, Piratini, etc.) e, às vezes, durante a semana.Esta foi a primeira ação da unidade móvel deste ano. No dia 19 de abril, ela estará na frente da Uvel Unisul Veículos, na avenida Fernando Osório, 1.373.

O HemoPel funciona na avenida Bento Gonçalves, 4.569, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, e no primeiro sábado de cada mês, das 8h às 13h (este sábado, dia 1º/4, estará aberto).

Para doar, a pessoa deve estar com um bom estado de saúde, pesar no mínimo 50kg e ter dormido no mínimo seis horas. A pessoa não deve estar de jejum, mas a coleta deve ser feita uma hora após lanches leves ou duas horas após o almoço (o doador não deve comer nada muito pesado ou gorduroso). Todo o processo, desde o cadastramento, coleta de sangue e lanche, leva de 30 a 40 minutos.

Mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano, e homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções