Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

SANTA BÁRBARA : Comissão de Meio Ambiente da Câmara visita Barragem

13 março
09:40 2019

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Pelotas, acompanhada dos professores da UFPel, Diuliana Leandro e Maurizio Silveira Quadro e da Furg, Marcelo Dutra esteve segunda-feira, visitando a Barragem do Santa Bárbara, uma das duas do Estado incluídas em relatório da Agência Nacional de Águas (ANA).

Participaram da visita, os vereadores, Antônio Peres (PSB), Dila Bandeira  (PSDB), Marcus Cunha (PDT), Fernanda Miranda (PSOL) e Sizenando (DEM).

VEREADOR Marcus Cunha ficou satisfeito com as ações do Sanep

VEREADOR Marcus Cunha ficou satisfeito com as ações do Sanep

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Marcus Cunha (PDT) ficou satisfeito com as ações que o Sanep realiza, “muito bem apresentadas pelo chefe do departamento de Tratamento do Sanep e responsável pela Barragem Santa Bárbara, Vinicius Gonçalves”.

Para resolver as infiltrações apontadas pela ANA, a questão mais preocupante,  foram colocados 20 piezômetros, aparelhos que medem quantidade e pressão de água infiltrada.

Embora todo o esforço do Sanep, trata-se de uma obra de 50 anos, sujeita a vários problemas.

– A visita, ao lado de professores das universidades com longa experiência na área de engenharia ambiental, apontou à necessidade de plano emergencial, caso um problema mais sério venha a ocorrer. A barragem abastece 60% do município com água tratada, por sua importância, necessita de vigilância e ações para um eventual desastre, observou Marcus Cunha.

BARRAGEM abastece 60% do município com água tratada

BARRAGEM abastece 60% do município com água tratada

Outro ponto, considerado de extrema gravidade, é o trânsito de caminhões pela BR, próxima a barragem, com materiais tóxicos. O assunto é pauta de reunião na próxima segunda-feira, 18/03, com o Sanep, Defesa Civil, DNIT, universidades e entidades ambientais que queiram participar.

Comentários ()

Seções