Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

São Lourenço sedia III Encontro de Wind e Kitesurf

São Lourenço sedia III Encontro de Wind e Kitesurf
19 janeiro
16:46 2014

Confirmando a sua vocação para os esportes náuticos o município de São Lourenço do Sul mais uma vez será palco para o encontro dos adeptos do Windsurf e Kitesurf. Entre os dias 24, 25 e 26 (sexta, sábado e domingo) acontece na Praia da Barrinha o III Encontro de Wind e Kitesurf. A expectativa da organização é de 50 velejadores participem do evento que integra o Circuito de Verão 2014. O empresário José Ricardo Freitas, conhecido regionalmente como Kadinho, proprietário da Escola Barrinhas dos Ventos, destaca o potencial do município para a prática dessa modalidade de esportes. “São Lourenço tem uma raia maravilhosa para a prática do Wind, Kite e do Stand Up. A ideia é fazer encontros integrando os municípios da Costa Doce como um primeiro passo para a retomada de um campeonato maior”, disse.

De acordo com o empresário o município pode se tornar uma rota fixa para os praticantes dos esportes aquáticos de outros estados e países vizinhos. “Além da vocação natural para o esporte estamos com uma infraestrutura boa para receber os praticantes. E esse tipo de esporte vem crescendo e podemos fortalecer o desenvolvimento turístico regional”, completou. Kadinho informou que além da competição de Wind e Kit acontecerá uma mostra de Stand Up.

Com o apoio das marcas Cabrinha, Star-Board, Gaastra, Neilpryde e North Sails a programação prevê regatas e lual no sábado à noite com a participação da banda Meio Bossa Nova & Meio Rock Roll. O Circuito de Verão 2014 ainda terá outras atividades nos meses de fevereiro (8) e março (15), em Porto Alegre, na Raia 1 (Av. Cel. Marcos, 55, na Pedra Redonda). 

História

As águas de São Lourenço fazem parte da historia nacional. No século XIX foi palco da Guerra dos Farrapos, posteriormente suas margens abrigaram os estaleiros que dominaram a arte naval com a construção em madeira de escumas. Já no século XX, mais precisamente em 3 de julho de 1951, foi fundado o Iate Clube de São Lourenço do Sul, que foi sede, entre os outros eventos nacionais e internacionais, do 37º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe (1987) e o XIV Campeonato Brasileiro da Classe Laser (1988). Estes campeonatos trouxeram a São Lourenço campeões pan-americanos e olímpicos como Torben Grael e Lars Grael, além de projetarem as raias de regatas da Costa Doce mundialmente. O diferencial de São Lourenço para os esportes náuticos é justificado pelo fato de que o público pode assistir as provas em pontos de observação na praia, um privilégio que não é comum, geralmente os espectadores são levados de barco para a apreciação das regatas.

Serviço

III Encontro de Wind e Kitesurf

Local: Praia da Barrinha

Inscrição:R$ 60,00 (Camiseta e participação no churrasco de confraternização )


Programação

Sexta-feira

Recepção e abertura da raia para treinamento

Sábado

Manhã: Inscrições

Tarde: 14:30 início das regatas

Noite: Confraternização com lual e show da banda Meio Bossa Nova & Meio Rock Roll

Domingo

Manhã e tarde: Regatas

18h- Cerimônia de Premiação

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Comentários ()

Seções