Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE BUCAL : Novo Centro Odontológico para atender mais de 300 usuários

12 setembro
09:52 2014

Inauguração ocorreu ontem no prédio da rua Voluntários da Pátria

USUÁRIOS vão dispor de mais 300 procedimentos em média

USUÁRIOS vão dispor de mais 300 procedimentos em média

Foi inaugurado ontem o  Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Sorrir, que amplia o acesso aos usuários da rede pública de saúde e diversifica os procedimentos de atenção em saúde bucal. “Hoje é um dia merecedor dos nossos melhores e maiores sorrisos”, disse o prefeito Eduardo Leite, satisfeito com mais esta conquista para a saúde pelotense.

O segundo CEO, que funcionará junto ao Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, tem capacidade para realizar aproximadamente 300 procedimentos de média complexidade por mês. A unidade conta com aparelhagem completa e moderna, como radiologia digital e endodontia rotatória – aparelho para tratamento de canal.

Os centros de especialidades atendem casos que já passaram pela rede de atenção básica e necessitam de maiores cuidados. “Agora temos melhor atendimento e melhor equipamento para evitar que crianças e adultos tenham que arrancar dentes permanentes por falta de atendimento”, enfatizou o prefeito.

Durante a cerimônia foi feita a entrega simbólica, à auxiliar de saúde bucal Gilcéia Vieira da Rosa e à cirurgiã dentista Bibiana Bauer Barcellos, de 50 destiladores de água e 50 aparelhos de ar-condicionado para os consultórios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os destiladores garantirão a autonomia no abastecimento de água destilada para a esterilização por processo de autoclavagem dos instrumentos clínicos e os aparelhos de ar-condicionado contribuirão na amenização das temperaturas do consultório e no controle da disseminação de aerosóis e contaminação cruzada.

A implantação do CEO Sorrir faz parte do programa do governo federal, Brasil Sorridente e do programa Sorrir do governo municipal e conta com recursos do Ministério da Saúde, Estado e Município.

ESTIVERAM presentes na cerimônia a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o coordenador nacional de saúde bucal Gilberto Pucca, o coordenador estadual de saúde bucal Ramsés Araújo, o coordenador da 3ª Coordenadoria de Saúde do Rio Grande do Sul Milton Martins, o representante da secretária de Saúde (SMS) Leandro Thurow, a representante do Conselho Municipal de Saúde Hilda Heinen, a diretora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Márcia Bueno Pinto, a superintendente de Ações em Saúde Eliédes Ribeiro, a superintendente de Gestão Ambulatorial e Hospitalar Rosângela Carneiro, o gerente do Centro de Especialidades João Rosinha e a equipe de Supervisão de Saúde Bucal da SMS, além de servidores do Centro de Especialidades e pessoas da comunidade em geral.

EQUIPE que vai atuar no Centro da rua Voluntários da Pátria

EQUIPE que vai atuar no Centro da rua Voluntários da Pátria

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções