Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Saúde combate foco do mosquito Aedes aegypti no Porto

Saúde combate foco do mosquito Aedes aegypti no Porto
24 janeiro
10:15 2017

Na última sexta-feira (20), o departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) identificou um foco do mosquito Aedes aegypti na região do Porto, nas proximidades da rua Giuseppe Garibaldi

Imediatamente as equipes começaram o combate ao foco, com produtos químicos e biológicos. Estes produtos matam especificamente o mosquito adulto, reduzindo de forma significativa a sua população.

Para avaliar a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, nesta quarta-feira, às 14h30min, o Comitê de Crise na Saúde irá se reunir no auditório DST da SMS. Também serão repassadas as orientações que a Vigilância tem feito durante visita em bairros da cidade – como os loteamentos Getúlio Vargas, Pestano, Eldorado e Vila dos Municipários.

A orientação é de que os moradores mantenham as janelas abertas durante a passagem dos fumacês, para que o produto, que mata o mosquito apenas por contato, entre nas casas. As ações precisam ser intensas pela rapidez com que a larva se desenvolve para a fase adulta (o mosquito vive 30 dias, em média).

Denúncia de possíveis focos do Aedes aegypti podem ser reportadas pelo telefone 156. A ligação é gratuita de telefones fixos.

 

EQUIPES da secretaria aplicam inseticida e orientam moradores sobre procedimentos preventivos

EQUIPES da secretaria aplicam inseticida e orientam moradores sobre procedimentos preventivos

SMS altera rota do Fumacê

Vários bairros da cidade já receberam o fumacê veicular noturno, que visa eliminar mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti – que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus. Problemas no equipamento, porém, causaram alterações na rota.

A Secretaria da Saúde (SMS) informa que a ação prevista para ser realizada na última quinta-feira, no Balneário dos Prazeres, não pôde ser concluída por um problema na máquina.

Na sexta-feira, o Santo Antônio e Valverde também não puderam receber o fumacê porque a equipe destinada ao trabalho no local foi remanejada para atender a um chamado da SMS, que localizou um foco do mosquito Aedes aegypti no Município. A partir de hoje à noite, as equipes retornam ao cronograma.
Os locais que já receberam a ação foram: Getúlio Vargas, Pestano, Eldorado, Vila dos Municipários, Arco Íris, Arco Baleno, Dunas, Jardim das Tradições, Bom Jesus, Jardim Europa, Cohab Tablada, Sanga Funda e Corredor da Boa Vista.

CRONOGRAMA 

SEGUNDA-FEIRA – Simões Lopes e Ceval
TERÇA-FEIRA – Colina do Sol e Castilho
QUARTA-FEIRA – Governaço e Vila Nova
Dia 26 – Vasco Pires e Obelisco
Dia 27 – Sítio Floresta
Dia 30 – Vila Princesa
Dia 31 – Denúncias/Solicitações

A programação poderá sofrer alterações devido às condições climáticas, manutenção do equipamento e possíveis focos de Aedes aegypti. Rotas que não forem realizadas pelos motivos descritos serão remanejadas para os primeiros dias do mês seguinte.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções