Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Saúde de Pelotas é premiada nacionalmente

08 julho
08:48 2019

A saúde de Pelotas foi mais uma vez reconhecida como referência durante prêmio nacional realizado nesta última quinta-feira. Dois projetos inscritos pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), na 16ª Mostra Brasil – Aqui tem SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), receberam premiação, um na categoria Destaque na Atenção Básica e outro como Melhor Experiência Municipal de Saúde do Rio Grande do Sul.

Ao todo, 88 experiências foram premiadas em diferentes modalidades. No caso de Pelotas, os destaques foram para os projetos “Atendimento Referenciado de Adolescentes na Atenção Básica, Considerando o Direito de Acesso à Saúde” e “População Transexual do Município de Pelotas: Experiência do Grupo Multiprofissional”.

O primeiro será tema de documentário do WebDocs/Conasems – em 2017, o município já havia tido iniciativa relacionada à Saúde Bucal documentada pelo Conselho. Já o segundo recebeu medalha e certificado de premiação.

Para a prefeita Paula Mascarenhas, o fato de o município ter práticas de saúde distinguidas nacionalmente mostra o valor do trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da cidade, muito dedicadas e preocupadas em fazer a diferença junto à comunidade. “Mais uma vez Pelotas foi reconhecida pelo seu trabalho na saúde, o que nos deixa muito felizes, especialmente por ser uma área tão sensível, que tem repercussão direta na vida das pessoas e para qual nós nos dedicamos tanto”, afirmou Paula.

DOIS projetos pelotenses foram reconhecidos pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais

DOIS projetos pelotenses foram reconhecidos pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais

A fala é reforçada pelo secretário de Saúde Leandro Thurow, que acompanhou a premiação. Segundo ele, nos últimos anos mais trabalhos estão sendo inscritos e reconhecidos em prêmios como o do Cosems. “Pelotas tem evoluído muito no sentido de relatar e escrever as suas experiências. Isso acaba criando um círculo virtuoso, pois incentiva que outras pessoas e equipes queiram mostrar o seu trabalho”, diz o secretário.

E quem ganha é a comunidade, que vê os serviços de saúde se qualificando, já que cada projeto, para ser construído, exige muita pesquisa e estudo. “Esses prêmios e outros que ganhamos mostram que a saúde de Pelotas tem sim muita coisa boa, apesar de todas as dificuldades”, garante Leandro.

AUTORIA

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Jacqueline da Silva Dutra, é autora – junto às colegas Thais Huckenbeck e Angelina Pontes da Silva – da pesquisa ligada à saúde dos adolescentes e que vai ser uma das histórias contadas na quarta temporada do WebDocs Brasil/Conasems.

Ela destaca que o reconhecimento não é só ao trabalho de quem escreveu o projeto, mas também aos mais de 800 trabalhadores da Atenção Básica da cidade e aos mais de 120 orientadores educacionais que integraram a iniciativa e fizeram esta dar certo.

“É uma parceria, e levar esse retorno às equipes faz elas perceberem a importância do trabalho que realizam. Não é mais aquele trabalho que dá trabalho, mas uma ação que foi reconhecida e valorizada nacionalmente por fazer, de fato, a diferença”, garante Jacqueline.

No caso da iniciativa ligada à Saúde LGBT (saiba mais sobre os dois projetos abaixo), a assistente social Bianca Medeiros da Silveira comemora a conquista e reforça que ainda há muito a ser feito. “Esse é só o começo. Agora é continuar trabalhando para que a população LGBT tenha acesso à saúde, isso é o mais importante pra nós”. A ideia é ampliar o acesso deste público, atendendo suas necessidades, em especial a população trans.

Bianca destaca ainda o trabalho integrado realizado entre as secretarias de Saúde e Assistência Social, a equipe de endocrinologistas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que se somou ao trabalho.

A MOSTRA

A solenidade de entrega dos prêmios foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A Mostra contou com 500 trabalhos apresentados durante dois dias, sendo considerado o maior congresso de saúde pública da América Latina, com 5.987 participantes.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções