Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Saúde e direitos da população trans é tema de evento na cidade

Saúde e direitos da população trans é tema de evento na cidade
20 janeiro
08:16 2020

Nos dias 27 e 28/01 acontece em Pelotas o seminário Saúde e Cidadania de Pessoas Trans. A atividade gratuita – promovida pelo Conselho Regional de Psicologia, Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da Universidade Federal do Rio Grande, Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO da Universidade Federal de Pelotas e a organização Juntos LGBT – acontece no auditório da FAMED/UFPel (Av. Duque de Caxias, 250 – Fragata) e marca o Dia da Visibilidade Trans (comemorado nacionalmente em 29 de janeiro).

A luta por direitos das pessoas LGBTs, saúde, cidadania, políticas públicas e cuidados especializados voltados à população trans serão alguns dos temas abordados no Seminário.

Na noite de terça-feira, 28/01, será feito o lançamento do livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, uma publicação organizada pelas Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia. O livro traz relatos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais que foram submetidos a tratamentos de tentativa de reversão de orientação sexual ou de identidade de gênero no Brasil. São histórias marcadas pela perda de vínculos com familiares, sentimento de culpa, medo da rejeição, internalização do preconceito, tentativa de suicídio ou uso de álcool e outras drogas. A publicação será distribuída gratuitamente aos participantes do evento.

Haverá performances artísticas da drag queen Cassie Borderline e do coletivo Ruidosa Alma.

Para participar da atividade, é preciso realizar inscrição prévia em crprs.org.br.

PROGRAMAÇÃO:
27/01 (segunda-feira)
13h
 – Acolhimento e credenciamento
14h – Mesa de abertura
15h – Mesa “A Luta por Direitos das Pessoas LGBTs – desafios dos movimentos sociais na conjuntura atual”
17h30 – Intervalo
18h – Mesa “Saúde, Cidadania e Políticas Públicas”

28/01 (terça-feira)
9h
 – Mesa “Saúde e Cidadania das Pessoas Trans no contexto de Pelotas”
12h – Intervalo
13h30 – Mesa “Resolução nº 2.265 do Conselho Federal de Medicina”
15h – Mesa “Acolhimento e Cuidado Especializado das Pessoas Trans”
18h30 – Intervalo
19h – Lançamento da publicação “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs” com a leitura de narrativas do livro e performances artísticas de Cassie Borderline e Ruidosa Alma

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções