Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE PARA TODOS : Operação atua para coibir aglomerações na cidade

SAÚDE PARA TODOS : Operação atua para coibir aglomerações na cidade
06 julho
09:19 2020

Forças de segurança do município realizaram blitz educativa na avenida Adolfo Fetter e circularam em comboio pelos principais pontos da cidade, fiscalizando e orientando a população

Prefeitura de Pelotas realizou, neste domingo (5), mais uma Operação Saúde Para Todos, com o objetivo de fiscalizar os principais pontos de movimentação da cidade e orientar a população para que mantenha as medidas de higiene que previnem a infecção pelo coronavírus.

Na 6ª edição da iniciativa, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, as forças de segurança locais montaram barreiras sanitárias na avenida Adolfo Fetter, na praia do Laranjal, sentido centro-bairro, e deslocaram comboios e viaturas para o Recanto de Portugal e Parque Una, além de manter o monitoramento das principais avenidas.

Segundo o secretário Samuel Ongaratto, a Operação deste final de semana foi organizada em um formato diferente. “Se verificarmos que a ação não é mais efetiva naquele ponto, entraremos em contato com as viaturas que estão em circulação e deslocaremos a blitz para locais com maior aglomeração. Assim, garantiremos a efetividade do trabalho”, pontuou Ongaratto.

O coordenador das Operações também destaca que a blitz, realizada aos domingos desde o início da pandemia, tem caráter orientativo. Além disso, enquanto Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Transporte e Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e profissionais voluntários da saúde prestam esclarecimentos à população, outros efetivos são dispersados para realizar o patrulhamento ostensivo na orla da praia e em outros pontos considerados importantes.

Preparação

No início da tarde, todas as instituições envolvidas na ação se reuniram no 4º Batalhão de Polícia Militar, localizado na avenida Bento Gonçalves, para definir o formato da operação no dia. Ficou determinado que as equipes trabalhariam com uma blitz educativa na avenida Adolfo Fetter, repassando orientação às pessoas, com aferição de temperatura, checagem de documentos e distribuição de máscaras individuais de proteção àqueles que não as estivessem utilizando.

“Estamos aqui, mais uma vez, com essa nobre missão. Passamos da bandeira amarela para a vermelha, e isso tem nos preocupado enquanto sociedade. Precisamos dar as mãos e mostrar para nossa comunidade que estamos dispostos a garantir que as pessoas que amamos não vão tombar dessa doença que já levou cinco pelotenses e milhares de brasileiros”, destacou o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Márcio Facin.

Por volta das 14h30min, as primeiras viaturas começaram a se deslocar para o Laranjal. Além da praia, comboios também circularam pelas avenidas Duque de Caxias, Bento Gonçalves e Dom Joaquim, pontos em que costumam ocorrer aglomerações. Conforme dados fornecidos pelo efetivo que realizou o monitoramento dessas regiões, até as 16h não foram registradas aglomerações expressivas.

Operação Integrada percorreram as ruas da cidade

Operação Integrada percorreram as ruas da cidade

Parceria

Apesar das instituições trabalharem em cooperação, durante a Operação Saúde Para Todos, algumas se responsabilizaram por ações voltadas à natureza da sua função, conforme explicaram os inspetores da Polícia Civil, Maicon Mendes e Gustavo Cassão, e o delegado Ivan Salengue, que tem participado rotineiramente das ações integradas.

Na ação deste domingo, agentes de Trânsito colaboraram com a Defesa Civil e voluntários da saúde, evitando o congestionamento de veículos. Policiais civis deram apoio à Brigada Militar e à Guarda Municipal nas abordagens, e os guardas também entregaram máscaras de proteção individual aos cidadãos que circulavam sem usar a peça de proteção.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções