Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

SAÚDE : População rural aprova atendimento nas UBSs

SAÚDE : População rural aprova atendimento nas UBSs
09 maio
19:44 2017

Apresentada em seminário no auditório do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nesta terça-feira, a “Pesquisa sobre a Saúde da População Rural de Pelotas 2016”, do Mestrado em Epidemiologia, revelou informações importantes em relação aos hábitos de moradores do campo. Os índices positivos na avaliação da Saúde Pública chamaram a atenção da prefeita Paula Mascarenhas. De acordo com os resultados, 84% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com o profissional e recepcionista da Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região. Já 66% demonstraram satisfação com o funcionamento do postinho no geral.

“Isso mostra a satisfação da comunidade com o trabalho dos nossos servidores. Apesar da aprovação, estamos atentos aos resultados da pesquisa para definir novas políticas públicas e melhorar a qualidade de vida da população rural”, disse Paula, que ainda citou a atenção que o Governo tem dado aos trabalhadores do campo, ao convocar reuniões com patroleiros e agentes das UBSs em seu gabinete.

“Em geral, a tendência é reclamar dos serviços de saúde, mas quando dois terços da população está satisfeita com a unidade de saúde, é um resultado a ser comemorado”, elogiou o reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal. A secretária de Saúde, Ana Costa, agradeceu ao comprometimento e profissionalismo das equipes das unidades da zona rural que estavam presentes no evento. A técnica de Enfermagem Aurélia Sampaio atua na UBS Monte Bonito há um ano e acredita que “o vínculo criado entre profissional e paciente é maior na zona rural do que na zona urbana, por isso a aceitação maior”.

Mestrandas da pesquisa entrevistaram 1.519 pessoas de oito distritos rurais: Monte Bonito, Cerrito Alegre, Cascata, Rincão da Cruz, Quilombo, Colônia Z3, Triunfo e Santa Silvana. Além da avaliação dos serviços de saúde, a coleta de dados incluiu informações sobre qualidade de vida e sono, hábitos alimentares, consumo de cigarro e álcool, depressão, obesidade corporal e abdominal e prática de atividades físicas. Com aproximadamente 22 mil moradores, a zona rural representa cerca de 7% da população de Pelotas. Em média, são três moradores por domicílio.

Participaram do seminário o vice-prefeito Idemar Barz e equipes das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Rural (SDR)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções