Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Saúde reforçada na Vila Princesa

Saúde reforçada na Vila Princesa
07 novembro
18:29 2013

UBS Vila Princesa 01Uma rápida cerimônia marcou a devolução à comunidade da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Princesa. A Unidade que atende em torno de 4 mil usuários do SUS, moradores da região, ficou fechada por dois meses, enquanto foi feita a obra de manutenção.

O investimento de cerca de R$ 55 mil foi usado para reparar diversos desgastes do prédio, como infiltrações e rachaduras, fazer nova pintura interna e externa, na alvenaria e esquadrias; substituição das telas, troca da platibanda, colocação de manta asfáltica no telhado, recuperação da cerca existente e portões externos, além da adequação da identidade visual nos padrões do Ministério da Saúde.

Aos presentes, o prefeito Eduardo Leite afirmou que é bom olhar pra trás e pensar em tudo o que se pode fazer, e que quando olhar para 2013 o verá como um ano importante, em que se aumentou além da meta a cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF), e diversas unidades de saúde foram qualificadas, como a da Vila Princesa, do Balneário dos Prazeres, PAM Fragata e Sítio Floresta.

UBS Vila Princesa 03Para a secretária Arita Bergmann, os postos ainda não estão como se espera, mas pondera que a equipe está fazendo o melhor possível, que hoje todos os postos contam com profissionais da ESF e com médicos. Ela explica que para os postos funcionarem bem é preciso ter recursos humanos, equipamentos, controle social e uma boa gestão, e com esta obra é dada mais condições para atendimento da população. “Todo o nosso trabalho só tem um sentido, uma missão, que é servir melhor a população de Pelotas”, garantiu.

De acordo com a coordenadora da UBS Vila Princesa, Urânia Pothin, a unidade conta com 14 profissionais: um médico do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde; cinco agentes de saúde, uma assistente social, uma enfermeira, uma dentista e uma auxiliar de saúde bucal, uma técnica em enfermagem, uma funcionária para o serviço de higienização e duas recepcionistas.

UBS Vila Princesa 02Médicos cubanos designados para Pelotas pelo Programa Mais Médicos também participaram da reinauguração da UBS.

A UBS Vila Princesa fica localizada na avenida 4, 3.205, na Vila Princesa, Três Vendas e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é o 53.3278-1564.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções