Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

SAÚDE : Reforma da UBS Guabiroba vai integrar unidade à Rede Bem Cuidar

21 janeiro
09:03 2016

Ao assinar o contrato com a construtora Azevedo Aquino terça-feira, o prefeito Eduardo Leite garantiu a Pelotas a reforma e a ampliação de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município. Desta vez, a contemplada será a UBS Guabiroba, no bairro Fragata, que passará a integrar a Rede Bem Cuidar, trazendo aos pelotenses um novo conceito de saúde já aplicado nas UBSs Bom Jesus e Simões Lopes.

PREFEITO destacou empenho para vencer a burocracia e assegurar os recursos

PREFEITO destacou empenho para vencer a burocracia e assegurar os recursos

O prefeito destacou o empenho para vencer a burocracia e garantir  recursos nas melhorias da Unidade. “É com orgulho e satisfação que iniciamos essa obra após anos tentando vencer a burocracia para recuperar e garantir essa verba ao Município. Com a reforma na infraestrutura da UBS, oferecemos um ambiente de trabalho melhor aos servidores, garantindo também a qualidade no atendimento aos usuários. Este é um compromisso que assumi em 2012 com a população e que hoje é cumprido, vamos oferecer um atendimento mais digno aos pelotenses”, afirma Eduardo.

Nas atuais instalações da Unidade serão reformados 106 metros quadrados de área, além da ampliação de 242 metros. A previsão é de que a obra seja concluída em oito meses. O investimento é de R$ 877 mil.

O presidente da Associação de Moradores e integrante do Conselho Local de Saúde, Celso Gonzaga, salientou a importância da participação da comunidade e agradeceu a iniciativa. “Durante uma audiência pública realizada aqui no bairro, o prefeito prometeu que essa UBS seria reformada e hoje ele cumpre a promessa. Fico muito feliz e satisfeito em ver a realização do sonho dos moradores da Guabiroba”, afirmou Gonzaga.

Durante o período de obras, o atendimento será realizado na UBS Fraget, localizado à rua Jornalista Carlos Andrade, 81, no Fragata. A previsão é de que as obras da Unidade da Guabiroba se iniciem em fevereiro.

Prestigiaram a assinatura, a vice-prefeita Paula Mascarenhas; a secretária de Saúde, Arita Bergmann; o representante da Construtora Azevedo Aquino, Jaime Azevedo; os vereadores Anderson Garcia (PTB) e Pedro Godinho (PSD); servidores da Saúde e moradores da Guabiroba.

Rede Bem Cuidar

A UBS Guabiroba será a terceira unidade da Rede Bem Cuidar, que reúne serviços inovadores desenvolvidos com o apoio e participação da comunidade e de servidores da Saúde. O projeto de cocriação da Rede conta com o apoio do Instituto Tellus, parceiro técnico da Comunitas no Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, que promove melhoria da gestão e dos serviços públicos oferecidos à população.

A pioneira da Rede no Município foi a UBS Bom Jesus, que desde janeiro de 2015 proporciona um conjunto de serviços inovadores desenvolvidos com o apoio e participação da comunidade. Desde dezembro a UBS Simões Lopes também integra a Rede, oferece serviços à população. O diferencial do padrão da Rede Bem Cuidar é o envolvimento dos usuários, servidores e gestores públicos no processo de atendimento e acolhimento.

PREFEITO Eduardo Leite e secretária Arita Bergmann, da Saúde, vistoriaram as instalações no bairro Fragata Assessoria

PREFEITO Eduardo Leite e secretária Arita Bergmann, da Saúde, vistoriaram as instalações no bairro Fragata

SERVIÇOS OFERECIDOS

A UBS Guabiroba, hoje com duas equipes de Saúde da Família, passará a contar com três. Isso significa a ampliação de 50% de serviços dessa natureza. A Unidade também contará com duplicação de atendimento odontológico, passando de um para dois consultórios. Será ampliado em até três mil o número de atendimentos na UBS do Bairro.

Educador físico, farmácia distrital, horta comunitária, espaço multiuso, academia, playground ao ar livre, serviço de tele-eletrocardiograma, totem de autoatendimento, e o totem do Clique Saúde – que reúne informações de todos os recursos municipais oferecidos na cidade – também farão parte do centro de saúde e bem-estar que, além disso, será completamente informatizado.

POPULAÇÃO SATISFEITA

Moradora da Guabiroba há 31 anos, Márcia Froner conta que nunca teve problemas com o atendimento na UBS do bairro nas vezes que precisou. Ela diz que os médicos e enfermeiros do local são atenciosos e a única coisa que faltava era uma estrutura diferente – agora garantida com as obras. “O atendimento é bom, mas a gente sabe das dificuldades que os atendentes passam pelo prédio ser um pouco velho. Agora vai ficar bem melhor”, afirma Márcia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções