Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Saúde renal deve fazer parte do check up anual

Saúde renal deve fazer parte do check up anual
17 janeiro
14:35 2020

Já virou tradição: virada do ano chegou e muitas pessoas se preocupam em realizar o famoso check up anual

O objetivo é prevenir doenças, identificar alterações do organismo de forma prematura e manter a saúde em dia. Porém, será que você está fazendo o check up corretamente? Além de uma análise da saúde do coração, as pessoas se esquecem de verificar o bom funcionamento de um órgão fundamental para o organismo, o rim. Uma das doenças mais incidentes e silenciosas é a insuficiência renal crônica, e o que surpreende, é que poucas pessoas incluem uma visita ao nefrologista, na lista de checagem.

Para ter ideia, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima que 850 milhões de pessoas, no mundo, tenham doença renal decorrente de causas variadas, sendo que as principais são o diabetes e a hipertensão arterial, condições prevalentes e também em ascensão na população brasileira.

No Brasil, inclusive, houve um aumento de quase 200% de pacientes com doença renal crônica, que precisam de diálise – de 42 mil para 122 mil pessoas entre 2000 e 2016, ainda segundo a sociedade. E a situação é preocupante, já que a Doença Renal Crônica (DRC) possui uma taxa crescente de mortalidade que atinge 10% da população mundial e na maior parte das vezes é silenciosa. Engana-se quem imagina que para identificar alguma alteração renal são necessários exames complexos.

Com testes de urina e sangue, é possível identificar alterações. Na análise de sangue, o médico irá avaliar o nível da creatinina, que consiste em um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato, eliminada somente pelos rins e fundamentalmente utilizada para avaliar a função renal. Na cultura de urina, itens como a densidade, o PH, glicose, proteínas e nitritos (composição química liberada por bactérias) irão ajudar seu médico a diagnosticar alguma alteração.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções