Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

SEGURANÇA : Efetivo da Brigada ganhará mais 1.320 novos soldados em julho

23 janeiro
07:57 2017

Atualmente com 19 mil homens, o efetivo da Brigada Militar (BM) ganhou no final de 2016 mais 165 policiais, que já foram distribuídos por Porto Alegre e Região Metropolitana. Agora em julho, mais 1.060 soldados e 260 bombeiros militares farão parte do batalhão. Segundo o subcomandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, eles serão lotados em zonas de maior risco.

“Ainda não foi decidido para onde serão enviados, mas irão para regiões mais complexas, que precisem de maior força policial. Historicamente, o eixo Porto Alegre-Caxias é o que tem o maior déficit de policiais”, afirmou o coronel Dal’Lago  durante o programa Governo em Rede, transmitido pela Rádio Web Piratini. No próximo dia 25, ele assume o cargo de comandante-geral da BM, em substituição ao coronel Alfeu Freitas Moreira, que deixa o posto em razão da aposentadoria.

Além desses novos soldados, a BM conta com apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), atuante na capital desde agosto do ano passado. Hoje são 70 homens, e a FNSP participa diretamente na Operação Avante. “A Força Nacional tem um papel importante na prevenção e na repressão qualificada ao crime. Atua em regiões de vulnerabilidade social, como nos bairros Santa Tereza, Rubem Berta (região que nos preocupa muito) e Bom Jesus”, disse o subcomandante.

NOVO comandante da BM anuncia medidas para a segurança

NOVO comandante da BM anuncia medidas para a segurança

A Operação Avante, que prossegue em paralelo com a operação Golfinho, no Litoral, terá novos recursos vindos da nova fase do Plano Estadual de Segurança. Além disso, a BM já conta com 200 novas espingardas calibre 12 e já tem licitações abertas para aquisição de veículos e equipamentos, como coletes balísticos e pistolas.

O futuro comandante-geral da BM ainda comentou sobre suas prioridades quando assumir o posto: “Vamos trabalhar com três eixos estratégicos. Um deles é a gestão, potencializando os recursos que já temos. Outro é a tecnologia, e o último eixo são as parcerias”. Dal’Lago também quer trabalhar a gestão imobiliária do órgão, fazendo com que os imóveis sejam melhor utilizados e que os gastos sobre eles sejam menores.

Ao final do Governo em Rede, ele comentou sobre os programas para crianças em maior vulnerabilidade social e a importância delas para o futuro da segurança pública, por atuarem na prevenção contra drogas, armas e violência. Disse que a corporação está atenta à oportunidade para reavaliar a gestão interna e ampliar parcerias. “Quando essa onda de crise passar, estaremos com potencial para melhorar ainda mais o grau de efetividade do policiamento ostensivo e entregar ao cidadão gaúcho paz e tranquilidade”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções